terça-feira, 17 de julho de 2018

CIÊNCIA AO LUAR EM COIMBRA


Do "Diário de Aveiro" de hoje:

VERÃO O Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra (UC) promove actividades até Setembro  para fomentar o conhecimento junto da população e dos turistas que visitam a cidade.

Deste modo, “Água na História” é o tema da primeira tertúlia do ciclo “Ciência ao Luar (por este rio acima)” que se realiza hoje, pelas 21 horas, na esplanada do Café Santa Cruz, na Baixa de Coimbra. Álvaro Garrido, docente de Economia da UC, e João Filipe Queiró, professor catedrático de Matemática da UC, são os convidados de hoje.

A próxima sessão de “Ciência ao Luar”, intitulada “Água na Arquitectura e na Engenharia”, está marcada para o próximo dia 24, igualmente pelas 21 horas, na esplanada do Café Santa Cruz. Terá como convidados o arquitecto João Paulo Cardielos e a engenheira civil Maria da Conceição Morais de Oliveira e Cunha.

“Ciência ao Luar” regressa a 4 de Setembro com o tema “Água no Turismo, ecologia e economia” e encerra a 11 de Setembro com “Água na Biologia e na Medicina”, com João Carlos Marques, do Departamento de Ciências da Vida da UC e o médico Vítor Rodrigues.

 “Ciência ao Luar” faz parte das actividades estivais de divulgação científica para toda a família, no âmbito do Ciência Viva no Verão em Rede 2018, que decorrerão até 15 de Setembro. O programa deste ano é, pela quarta vez, promovido pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva, constituída por 20 centros localizados um pouco por todo o país, em parceria com a Ciência Viva.

Igualmente na esplanada do Café Santa Cruz decorre, na segunda quinzena de Julho e primeira de Setembro, o ciclo “Ciência na Rua”, entre as 10.30 e as 13 horas. “Forma e volume da água - vamos medir o líquido”, “Em cima, no meio ou no fundo? Bolhas flutuantes; pilhas de líquidos, vamos misturar?”, “Cuidados com o Sol”, “Magia dos Sons” e “Eu não vejo: será que existe” são os temas de algumas das iniciativas de “Ciência na Rua”, que pretende levar o conhecimento às famílias (pequenos e graúdos) e aos turistas que passam na Baixa e se interessam por aqueles e outros temas da Ciência.

Numa conferência de imprensa realizada ontem de manhã na esplanada do Café Santa Cruz foram ainda anunciadas outras iniciativas. “Ciência no Jardim”, no próximo dia 23 e a 10 de Setembro, pelas 18 horas, com leitura de contos na Casa de Chá do Jardim da Sereia; “Ciência na Fonte”, no próximo dia 25 e a 12 de Setembro, às 10 horas, no Jardim da Sereia, com actividades desenvolvidas pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC; e “Ciência no Museu”, amanhã e a 12 de Setembro, pelas 15.30 horas, com visitas ao Museu da Água de Coimbra e actividades, são algumas das iniciativas que se irão realizar.

Entretanto, em Agosto, “Ciência no Museu” vai até ao Museu da Ciência da UC, a 21, 23, 28 e 30. |

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...