sexta-feira, 22 de junho de 2018

“O Hospital dos Lázaros em Coimbra: um olhar sobre o património" com o Dr. José Martins Nunes






“O Hospital dos Lázaros em Coimbra: um olhar sobre o património”

Na próxima terça-feira, dia 26 de Junho, pelas 18 horas, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, a palestra “O Hospital dos Lázaros em Coimbra: um olhar sobre o património”, pelo Dr. José Martins Nunes, médico que exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração do CHUC e interessado pelas questões patrimoniais na área da saúde.

Criado no século XIII fora das portas da cidade, o Hospital dos Lázaros era destinado ao acolhimento dos doentes leprosos em Coimbra. Infelizmente, este património nacional de significativa importância para a história da Medicina em Portugal, encontra-se hoje em ruínas, ao abandono, após o edifício ter sido parcialmente demolido. Estas questões de história, memória e defesa do património serão abordadas, neste Ano Europeu do património Cultural, nesta palestra aberta à participação do público.

A sessão será dirigida por Carlos Fiolhais, Director do RÓMULO e, no final da sessão, aberta a todos os interessados em história, saúde e cultura, haverá lugar à troca de impressões do público com o orador.

Biografia resumida do orador:

Nascido em Faro em 1950, o Dr. Martins Nunes desempenhou vários cargos de gestão hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), incluindo o de Presidente do Conselho de Administração. Foi membro externo da Assembleia Geral da Faculdade Farmácia da Universidade de Coimbra, vogal não executivo do Conselho de Administração do SUCH, membro externo do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Curador da Fundação Portuguesa “Comunidade Contra a Sida”. Foi nos HUC Director do Serviço de Anestesiologia; Coordenador do Bloco Operatório Central, Diretor do Centro de Simulação Biomédica, Coordenador do Plano Diretor do Hospital de Celas, Adjunto do Conselho de Administração, Coordenador do Gabinete de Utente e Diretor Clínico Adjunto. Foi Secretário de Estado da Saúde de 1991 a 1993. Foi Representante do Ministro-adjunto do Primeiro-Ministro na Comissão Instaladora do Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependência. Publicou dezenas de trabalhos científicos em revistas nacionais e estrangeiras. Proferiu inúmeras conferências em Portugal e no estrangeiro, quer científicas, quer nas áreas de gestão e da organização hospitalar. Na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra deu aulas de Anestesiologia, na Cadeira de Propedêutica Cirúrgica. Na Ordem dos Médicos, foi membro eleito da Direcção do Colégio da Especialidade de Anestesiologia. Foi condecorado com a Ordem do Mérito, Grau de Comendador, em 2015. E  foi condecorado em 2018 com a medalha de mérito por serviços distintos do Ministério da Saúde.


Para mais informações:
RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...