segunda-feira, 30 de abril de 2018

Sobre as Obras Pioneiras das Obras Portuguesas, conversa de José Candeias (Antena 1) comigo e com José Eduardo Franco

https://www.rtp.pt/play/p855/e338622/jose-candeias-ha-conversa

2 comentários:

Achega disse...

"O povo português, em grande parte desnacionalizado pelo catolicismo romano e pelo constitucionalismo francês, precisa de ler e meditar as obras destes Poetas, para comungar assim o seu próprio espírito e readquirir a antiga energia dominadora e criadora."
"São elas: As "Orações" de Junqueiro, "As Tentações" de S. Frei Gil, "A Alma Religiosa", "Parábolas", "Cantigas", "Auto das quatro estações", "Dizeres do Povo" de António Corrêa d'Oliveira; "Ar Livre", "Pão e Rosas", "Canções do Vento e do Sol", de Afonso Lopes Vieira, com a sua edição de Gil Vicente."
"São os poemas de Jaime Cortesão, Mário Beirão, Augusto Casimiro, Afonso Duarte, etc."
"O Povo precisa de ler e amar estes Poetas que são os intérpretes do que há de mais íntimo e inconfundível na alma e na paisagem portuguesas".
"Souberam tirar da nossa alma e da nossa terra um novo Canto, precursor duma nova Acção". Nestes Poetas, que formam, por assim dizer, um Camões coletivo, o espírito lusitano sentiu-se revelado e dilatado."
O Saudosismo tem ainda um admirável filósofo: Leonardo Coimbra, com a sua teoria do Criacionismo (...)."

Costa, Dalila L. Pereira; Gomes, Pinharanda: "Introdução à SAUDADE (Antologia Teórica e Aproximação Crítica)", p.62, Lello & Irmão - Editores (Porto), 1976

Certo? Certo. disse...

Precursor - I adj. - 1. que vai adiante; 2. que anuncia com antecipação; anunciador (...) II s.m. indivíduo que influencia outros no plano intelectual, tecnológico, literário ou artístico.

Percursor ou percutor - I adj. - 1. que percute ou bate (...)

Extraído do Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa, Dicionários Editora - Porto Editora

"Com uma apresentação clara, atraente e funcional, este é, sem dúvida, o Dicionário ideal para ser consultado por toda a família."

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...