sábado, 14 de abril de 2018

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

22 e 23 abril | Coimbra
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Na sequência da expansão do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), compete à área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura e da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a científica e a digital (PNL-CTES).

Pelo alargamento dos agentes envolvidos, do público-alvo, das áreas cobertas, das metodologias adotadas e dos meios e suportes requeridos, o PNL2027 assume uma nova ambição configurada num vasto quadro de ações e projetos de grande impacto para a literacia nacional, na convicção de que uma boa capacidade de usar a escrita e a leitura é determinante de uma mais profunda aquisição de conhecimento e de uma melhor e mais ativa intervenção na sociedade.

O Plano PNL-CTES “Ler+ Ciência, Ler+ no Superior” reflete o compromisso assumido pela área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de um conjunto de iniciativas que abrangem diversos públicos. O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é assinalado através deste programa.

PROGRAMA
Dia 22
10:00 | Explorastórias : “Uma última carta”
Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Um programa pensado para os mais pequenos, onde as histórias são o ponto de partida para explorar a ciência escondida entre páginas. Neste livro de Antonis Papatheodoulou e Iris Samartzi, recuamos no tempo, para uma época em que as notícias viajavam a pé e as mensagens podiam ser secretas.

Dia 23
14:00 | Eça de Queirós e a ciência: um olhar sobre Darwin
Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Carlos Fiolhais, físico e comunicador de ciência, conduz uma discussão sobre a ciência na obra de Eça de Queirós, com referência à teoria da evolução de Charles Darwin, autor do livro “A Origem das Espécies”, que levantou desde logo a polémica: seria o homem descendente do macaco?


16:00 | LER+ CIÊNCIA
Museu Machado de Castro
Apresentação do projeto Ler+ Ciência, a assinalar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
INTERVENÇÕES
• Ana Alcoforado | Museu Machado de Castro
• Teresa Calçada | Comissária do PNL 2027
• Cristina Robalo Cordeiro | Representante do MCTES no PNL 2027
• Fernanda Rollo | Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

LEITURAS CRUZADAS
Natália Luíza, do Teatro Meridional, animará uma sessão com uma vertente essencialmente lúdica, envolvendo o público na comunicação de diferentes textos, poéticos ou de prosa, e que articulem conteúdos no âmbito da educação, ciência e tecnologia.

21:00 | OCUPAÇ ÃO LITERÁRIA FEMINISTA
Salão Brazil
As Ocupações Literárias da Secção de Escrita e Leitura da Associação Académica de Coimbra (SESLA) são intervenções artístico-literárias em diálogo com a cidade por meio dos seus espaços e das suas memórias, estimulando a sensibilidade dos ouvintes a partir de peças sonoras, projeções visuais e performances corporais que acompanham a leitura de textos.

Com o apoio do Museu Machado de Castro

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...