segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Construindo Pontes

CONVITE


Na próxima terça-feira, dia 7 de Novembro, pelas 18 horas, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada  “Construindo Pontes” com Raquel Gonçalves-Maia, seguida da apresentação dos três primeiros volumes da Colecção Dos Átomos e das Moléculas” por Teresa Pinho e Melo e Sérgio Rodrigues. 


Raquel Gonçalves-Maia (Palestrante e autora dos livros apresentados) é doutorada e agregada em Química pela Universidade de Lisboa, com Pós-doutoramento na Universidade de Exeter (Reino Unido). É professora catedrática aposentada do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 
Desenvolveu atividade de investigação na área da Química-Física, tendo sido coordenadora científica do GERQ - Grupo de Estrutura e Reactividade Química. Dirigiu o Boletim da Sociedade Portuguesa de Química e foi representante nacional na Commission on Chemical Kinetics da IUPAC. Foi membro de várias Comissões de Avaliação e de Direção/Organização universitárias.
Para além da Química, a Epistemologia, a História das Ciências e a Divulgação Científica têm suscitado o seu interesse. Publicou centenas de artigos, vários livros e capítulos de livros, nas áreas mencionadas, e também alguns contos e romances.


Coleção “Dos Átomos e das Moléculas”, dedicada a grandes químicos do século XX, suas realizações e características pessoais, com a ideia mestra de salientar o interesse da Química/Bioquímica no nosso universo fundamental e aplicado:

Nº 1 – Gilbert Lewis – O Átomo e a Molécula
Nº 2 – Linus Pauling – A Natureza da Ligação Química
Nº 3 – Desmond Bernal - Ciência na História


*O evento conta com a venda de livros pela Bertrand


ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.