quarta-feira, 4 de outubro de 2017

LUÍSA SCHMIDT NO RÓMULO EM COIMBRA


Na próxima quarta-feira, dia 4 de Outubro, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC,  Helena Freitas (FCTUC) e  Carlos Fortuna (FEUC  e CES) vão apresentar o último livro de Luísa Schmidt, socióloga e  investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL): “Portugal - Ambientes de Mudança: Erros, Mentiras e Conquistas”. À apresentação do livro, seguir-se-á um debate moderado por Carlos Fiolhais, Director do RÓMULO.

BIO DA AUTORA:

Luísa Schmidt dedica-se a duas áreas: Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente, em que se doutorou. No ICS-UL coordena a Linha de Investigação Sustentabilidade: Ambiente, Risco e Espaço e integra o Comité Científico do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável - uma parceria entre as três Universidades de Lisboa. Faz parte da equipa de investigadores que criaram e montaram em 1996 o OBSERVA - Observatório de Ambiente e Sociedade que dirige, onde desenvolve projectos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente, nomeadamente: "World Environmental Chronology"; "CHANGE: Mudanças Climáticas, Costeiras e Sociais - erosões glocais, concepções de risco e soluções sustentáveis em Portugal/ CHANGE: Changing climate, changing coasts and changing communities - glocal erosions, risk concepts and sustainable solutions in Portugal"; "Net Zero Energy School - Reaching the Community"; "AQUIMED - Participatory design of adaptive groundwater management strategies and instruments in Mediterranean coastal water scarce areas as a response to climate change"; "Riscos Ambientais e Processos Mediáticos"; "Ecoline - Conhecer mais para Mudar melhor"; "Para uma História das Questões Ambientais em Portugal". Coordena o grupo de trabalho da Comissão Nacional da UNESCO para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). 
Destacam-se os seguintes livros recentes: "Educação Ambiental - balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável", com J. G. Nave e J. Guerra, ICS, 2010; "Ciência e Cidadania - Homenagem a Bento de Jesus Caraça", coord. com J. Pina Cabral, ICS, 2008; "País (in)Sustentável - Ambiente e Qualidade de Vida em Portugal", Esfera do Caos, 2007; "Autarquias e Desenvolvimento Sustentável - Agenda 21 Local e novas estratégias ambientais", Fronteira do Caos, 2005; "Ambiente no Ecrã - emissões e demissões no serviço público televisivo", ICS, 2003.
É  membro do CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e do Working Group for Sustainable Development no âmbito dos EEAC - European Environment and Sustainable Development Advisory Councils. Faz parte do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian Ambiente.
 É colunista do jornal Expresso sobre questões ambientais (“Qualidade Devida”).

SINOPSE DO LIVRO

Ao longo destes 26 anos, alguns problemas ambientais revelam uma inquietante persistência na sociedade portuguesa: saneamento básico, poluição dos rios, ocupação do litoral, de bons solos agrícolas e de áreas naturais, suburbanização imparável, grandes incêndios são problemas que nunca saem da agenda por nunca se chegarem a resolver. 

Organizado em nove grandes temas - «Águas, esgotos e tratamento», «Resíduos: urbanos, industriais, hospitalares»; «Ares, poluições e saúde pública», «Alterações climáticas, das emissões às políticas», «Energias, das clássicas às renováveis», «Ordenamento do território e paisagem», «Conservação da natureza, floresta e biodiversidade», «Litoral e o mar» e «Cidadania, participação e informação» - este livro explica-nos o que melhorou, o que se mantém e o que piorou em matéria de ambiente em Portugal.

Entrada livre. Para mais informações:

RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773
                     Página : http://www.uc.pt/iii/romuloccv/

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...