sábado, 11 de março de 2017

O que é e para que serve um perfil de aluno?


O documento Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, também designado por Perfil dos alunos para o século XXI. 2017, que o Ministério da Educação de Portugal entendeu redigir, encontra-se em consulta pública até ao dia 13 deste mês, ou seja até à próxima segunda-feira.

Sobre esse documento escreveu

1) o coordenador do grupo de trabalho:
- na nota de abertura da revista Noesis, no número de Março de 2017, “Um perfil na educação para todos”;
- no jornal Público, de 9 de Março de 2017, “O saber não ocupa lugar” 

2) um dos membros desse grupo:
- no jornal Público, de 7 de Março de 2017 "Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória: para que serve?

Uma vez que o documento em causa não prima pela clareza, tenho procurado perceber o seu sentido e conteúdo, pelo que li vários textos incluindo estes que refiro. 

Infelizmente, não fiquei mais esclarecida. 

2 comentários:

Pedro disse...

Helena, como a educação não é uma equação matemática, qualquer texto escrito sobre ela implica interpretação. Sobre o assunto, talvez entenda melhor se ler o que diz aqui, por exemplo, o António Damásio:

https://www.publico.pt/sociedade/jornal/e-muito-mais-facil-ensinar-matematica--e-ciencia-do-que-artes-67080

Já aqui debati com alguém que acha que a escola não serve para formar cidadãos, ideia que acho bizarra. Ora, o apelo ao reforço das artes e humanidades na escola é simplesmente a ideia simples, mas que parece ser ainda revolucionária para alguns, de que a ciência e a matemática não formam cidadãos e que este é um papel fundamental da escola. Einstein, um humanista, sabia-o.

marina disse...

tenho pena , mas não lhe posso responder :) do que tresli retirei 3 conclusões : que os alunos portugueses ainda sofrem na pele o atraso de 40 anos de salazarismo , que nas escolas estrangeiras é que é bom e que as escolas e professores portugueses têm andado a botar no mundo alunos com perfil de burgessos incultos incapazes de alinhavar duas ideias.
não se acredita como podem ser tão idiotas

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...