quarta-feira, 8 de março de 2017

ASTROBIOLOGIA: ORIGEM E DETEÇÃO DE VIDA NO NOSSO SISTEMA SOLAR



No próximo dia 14 de Março, terça-feira, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada “Astrobiologia: Origem e deteção de vida no nosso sistema solar”. A palestrante será Zita Martins, a mais destacada astrobióloga portuguesa a nível internacional, investigadora no Imperial College e membro da Royal Society, de Londres, Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada


Zita Martins - crédito MIGUEL ANGEL FONTA


Recorde-se que Zita Martins foi cientista convidada da NASA em 2005, altura em que resolveu um problema com várias décadas de existência: a origem extraterrestre de algumas moléculas essenciais para a vida encontradas em meteoritos. 

Resumo da palestra:
"Duas das grandes questões da ciência que permanecem sem resposta são “Como é que surgiu a vida na Terra?” e “Será que existe vida noutras partes do nosso sistema solar?”. A Astrobiologia é uma ciência interdisciplinar que tem como objectivo responder a estas perguntas. Nesta palestra irá ser apresentado o que sabemos actualmente sobre os processos que levaram à origem da vida no nosso planeta, em especial a contribuição de moléculas orgânicas por meteoritos e cometas. Irão também ser apresentados os locais do nosso sistema solar que podem albergar vida extra-terrestre, e de que maneira os cientistas detectam os sinais dessas potenciais formas de vida em futuras missões espaciais."

Esta palestra insere-se no ciclo "Ciência às Seis" coordenado por António Piedade.

Entrada livre.

Link para o evento no facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.