sábado, 25 de março de 2017

A nova hipótese de classificação dos Dinosauria



Imagem retirada do Blog da Nature Ecology & Evolution.


Um artigo publicado na Nature propõe uma nova organização dos Dinossauros, sugerindo pronunciadas reorganizações destes icónicos répteis.

O Termo Dinossauro (etimologia: lagarto + terrível) é cunhado em 1842 por Richard Owen, um naturalista Britânico e fundador do Museu de História Natural de Londres. Com o passar dos anos e como resultado da descoberta de uma grande diversidade anatómica dos fósseis, Harry Govier Seeley sugere a divisão dos Dinossauros em “Ornithischia” e “Saurischia”. Esta organização, baseada em características anatómicas dos ossos da anca, agrupa os dinossauros de acordo com ancas mais reptílicas (Saurischia) ou ancas mais aviformes (Ornithischia; ver figura acima).

A nova proposta de organização taxonómica (a topologia da árvore filogenética), sugere uma pronunciada reorganização de muitos grupos, mesmo ao nível de famílias e subfamílias. Outro destaque é a sugestão que o grupo tenha surgido no Hemisfério Norte, em contraste com o que se achava até então.

Hiperligações:
https://www.sciencedaily.com/releases/2017/03/170322143202.htm
https://natureecoevocommunity.nature.com/users/34893-matthew-baron/posts/15516-redefining-dinosaur-how-we-arrived-at-a-radically-new-evolutionary-hypothesis-for-the-world-s-most-famous-prehistoric-creatures
http://go.nature.com/2o7Rr6B


Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...