quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Uma (re)visão do conceito de "banalidade do mal"

Theresa Calvet de Magalhães, professora universitária aposentada, que conhece em profundidade a obra de Hannah Arendt, discute, no vídeo abaixo, a reportagem que a filósofa fez do julgamento de Eichmann, traduzida no livro Eichmann em Jerusalém.

Trata-se de uma discussão com bastante interesse, que faculta uma outra interpretação para a expressão "banalidade do mal".

"Interconexão Brasil", com apresentação de Domingos Giroletti

1 comentário:

luisa disse...

Esta entrevista reporta ao filme Hannah Arendt 2012 e não ao O Espírito de Hannah Arendt 2015.
Na altura a minha análise foi similar ao de Theresa Calvet de Magalhães, demasiado simplista e ingénuo considerar Eichmann um mero palhaço cumpridor de ordens e não um criminoso, a maldade não poderá ser tão banal, acontecendo por contágio.
Quanto à presença no filme da sua relação ao longo de toda a sua vida com Martin Hedeggen, seu mentor e amante, personagem marcante na sua vida, tendo ele sido simpatizante Nazi, não teria sido uma tentativa de explicar a origem do seu pensamento sobre o julgamento de Eichmann e o mal?

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...