terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MATEMÁTICOS PORTUGUESES DO SÉCULO XVI: UM RETRATO DE GRUPO




No próximo dia 21 de Fevereiro, terça-feira, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada "Matemáticos portugueses do século XVI: um retrato de grupo", com o historiador de ciência Henrique Leitão, Prémio Pessoa em 2014.


Henrique leitão - Créditos Nuno ferreira Santos


Esta palestra insere-se no ciclo "Ciência às Seis" coordenado por António Piedade.

Resumo da palestra:
“Esta palestra tem por objectivo olhar as actividades matemáticas em Portugal no século XVI como um todo, procurando identificar tradições, temas, instituições, grupos, contextos sociais, redes de contactos, etc.

O que já se sabe hoje em dia acerca destas actividades permite uma tal visão de conjunto; isto é, permite compreender algo acerca do modo como as disciplinas matemáticas foram ensinadas, utilizadas e cultivadas entre nós nesse período. Um exame atento destes factos permite também pôr em relevo as principais linhas de força dos estudos matemáticos em Portugal no século XVI, os factores que mais contribuíram para o desenvolvimento desses estudos, e as principais dificuldades e elementos reactivos.”

À palestra seguir-se-á um momento de conversa/debate entre o público presente e Henrique Leitão.

Entrada livre. 
Palestra destinada ao público em geral.

Link para este evento no facebook.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...