terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O humor de Einstein


Circulam na Net muitas anedotas sobre Einstein. Algumas são verdadeiras e outras inventadas. Tanto quanto sei as 4 seguintes são verdadeiras e as 2 restantes inventadas. Mas têm piada...
  
Durante o nazismo, Einstein, por ser judeu, foi alvo de uma campanha para desprestigiar as suas ideias. Uma dessas tentativas consistiu em reunir as opiniões de 100 cientistas, que contradiziam as de Einstein, editadas num livro chamado "Cem autores desmentem Einstein". A isto Einstein respondeu:
- "Porquê cem? Se eu estivesse errado, bastaria somente um!" ...

Numa conferência que Einstein fez num Colégio em França, o escritor francês Paul Valery perguntou-lhe:
-"Professor Einstein, quando tem uma ideia original, o que faz ? Anota num caderno ou numa folha solta?"
Ao que Einstein respondeu :
-"Quando tenho uma ideia original, não a esqueço."

Einstein teve três nacionalidades: alemã, suíça e norte-americana. No final de sua vida, um jornalista perguntou-lhe que possíveis repercussões estas mudanças tiveram sobre sua fama. Einstein respondeu
- "Se as minhas teorias se tivessem revelado falsas, os americanos diriam que eu era um físico suíço, os suíços que eu era um cientista alemão, e os alemães que eu era um astrónomo judeu".

Einstein encontrou-se com o actor Charles Chaplin. Einstein disse a Chaplin:
-"O que sempre admirei em si é que sua arte é universal : todos o compreendem e o admiram".
Ao que Chaplin respondeu:
- "A sua é muito mais digna de respeito : toda a gente o admira e praticamente ninguém o compreende".


Um jornalista perguntou a Einstein:
-"O senhor poderia explicar-me a Teoria da Relatividade ?"
E Einstein respondeu-lhe:
-"Você pode-me explicar como se frita um ovo ?"
O jornalista olhou-o intrigado e respondeu:
-"Claro que sim, posso."
 
Ao que Einstein replicou:
-"Bem, então explique lá, mas imaginando que eu não saiba o que é um ovo,
 nem uma frigideira, nem o óleo, nem o fogo."

Quando começava a ser conhecido pela sua Teoria da Relatividade, Einstein era com frequência solicitado pelas Universidades para fazer conferências. Como não gostava de conduzir, mas o automóvel era muito mais cómodo para as suas deslocações, contratou os serviços dum motorista.
Depois de várias viagens, Einstein comentou com o motorista como era aborrecido repetir a mesma coisa todas as vezes.
-"Se quiser - disse-lhe o motorista - posso substituí-lo por uma noite. Ouvi a sua conferência tantas vezes que a posso recitar, palavra por palavra."
Einstein concordou e, antes de chegar ao lugar seguinte, trocaram as roupas e Einstein pegou no volante. Chegaram à sala onde a conferência ia ter lugar, e como nenhum dos académicos presentes conhecia Einstein, não se descobriu a farsa. O motorista expôs a conferência, que tantas vezes tinha ouvido Einstein repetir.
 

No final, na assistência alguém, parece que um professor, fez-lhe uma pergunta. O motorista não tinha a menor ideia de qual poderia ser a resposta, mas teve uma fagulha de inspiração e respondeu:
- "A pergunta que o senhor me faz é tão simples, que deixarei que o meu motorista, que está ali ao fundo da sala, lhe responda ... "

3 comentários:

Anónimo disse...

A única coisa de que não gosto, quando Einstein é referido e devido à enorme admiração que tenho por ele, é a fotografia. O A.E. das teorias da relatividade e do efeito foto eléctrico não é este, é um senhor muito bem vestido e impecavelmente arranjado que morava em Berne.

Jorge

José Augusto Macedo do Couto disse...

Brilhante!
Obrigado pela partilha.

Anónimo disse...

Tens a certeza que te chamas Jorge e não Joana?

Einstein era um critico das formalidades principalmente na sua fase final da vida, provavelmente também o era no início, mas não tinha ainda estatuto para as contrariar.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...