sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

BOAS FESTAS DO RÓMULO E AS FRASES DE EINSTEIN


O cartão de Boas Festas do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que exibe a sua já tradicional árvore de livros antigo, traz uma citação do físico norte-americano John Archibald Wheeler (1911-2008), que foi um dos últimos colaboradores de Einstein e que foi o supervisor, entre muitos outros, de Richard Feynman e de Kip Thorne. O mais interessante nessa citação inspiradora é que ela está, em inúmeros sítios da Net, como citação de Einstein. Ora, Einstein nunca disse isso, ou, para ser mais rigoroso, a probabilidade é extraordinariamente elevada de Einstein nunca ter disto isso.

A frase de Wheeler (o autor da expressão "buraco negro") encontra-se nesta entrevista

http://www.bigear.org/vol1no4/wheeler.htm

quando ele está a comentar o trabalho de Einstein. No original:

1.     Out of clutter, find simplicity;
2.     From discord make harmony; and finally
3.     In the middle of difficulty lies opportunity.

De resto muitas frases atribuídas a Einstein não são dele. Os seus autores, ou copiadores (pois por vezes não passam de copiadores), atribuem-mas a Einstein para obter o peso de uma autoridade. O livro "The Ultimate Quotable Einstein" (org. Aline Calaprice, Princeton University Press, 2011) é a "bíblia" das citações de Einstein contém um capítulo todo ele dedicado a frases atribuídas a Einstein, aparecendo esta dob o título "regras de trabalho". Calaprice comenta que a primeira regra pode ser uma paráfrase de um dos muitos elogios que Einstein fez à simplicidade. A segunda a atribuída a Horácio, (Epistles I, xii.19) e a terceira é de uso comum há muitos anos.

 Neste mundo de pós-verdade este exemplo serve para nos lembrar como a Internet está cheia de mentiras ou meias-verdades. O leitor pode copiar a regra 1 e colocar no Google. Obtém:

http://www.goodreads.com/quotes/312724-out-of-clutter-find-simplicity-from-discord-find-harmony-in

http://www.wildmind.org/blogs/quote-of-the-month/albert-einstein-three-rules-of-work

http://lifetimeprosperity.com/SimplicityArticle.html

http://www.huffingtonpost.com/rani-st-pucchi/out-of-clutter-find-simpl_b_12174708.html

e por aí fora.

Desejo a todos um ano de 2017 com mais verdade e menos pós-verdade.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...