quarta-feira, 9 de novembro de 2016

"PORTUGAL PERFIL HISTÓRICO", de Pedro Calafate

Informação recebida dos Booktailors:



Portugal leva tanto tempo de existência que é natural que se tenha reinventado várias vezes, quase sempre sob o olhar crítico dos próprios portugueses. E os grandes pensadores que gerámos, como foram olhando para a nossa identidade?

Sabia que em Portugal nem sempre a economia tomou conta do pensamento e da política? E que, curiosamente, a Justiça é apontada desde o século XV como um dos principais entraves ao nosso desenvolvimento?

«Este ensaio analisa o dinamismo da invenção e da tematização da identidade dos portugueses como povo, comunidade e nação por alguns dos intelectuais que mais decisivamente marcaram o sentido e a configuração deste percurso. Trata-se de fixar criticamente caminhos em que se inscrevem as etapas da consciência histórica de um povo, equacionando-o, por isso, no contexto dinâmico de sucessiva reinvenção de si, mostrando as linhas de continuidade, os dramas de alternativa, a oposição ou a articulação entre diferenças enriquecedoras e as opções por percursos distintos que fomos capazes de ir idealizando».

Neste novo livro da colecção de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o professor e investigador Pedro Calafate recupera o pensamento de ilustres portugueses que se dedicaram a reflectir sobre a nossa identidade e a contar, sob a forma de crónica, ensaio ou relato histórico. Afinal de contas, o é que pode ser identificado como património indiscutível do nosso pensamento e lugar no mundo? E que reviravoltas é que esse pensamento já sofreu ao longo da nossa história?

Da arrogância lusocêntrica ao elogio dos estrangeirados, da confiança na Europa das Luzes ao sentimento novecentista de decadência nacional, o autor expõe os nossos estados de alma e a forma como foram pensados e sintetizados. Da Idade Média à contemporaneidade, ficamos a conhecer os caminhos percorridos, de forma a que, no século XXI, possamos pelo menos aprender com o passado.
Sobre o autor:

Pedro Calafate é licenciado em História e Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da FLUL, tendo exercido funções de Professor Convidado em várias instituições nacionais e estrangeiras, com destaque para as Universidades do Minho, Porto e Nova de Lisboa, Autónoma de Madrid, Viena e UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Entre as suas obras mais relevantes destaca-se a História do Pensamento Filosófico Português (dir.), 5 volumes, Ed. Caminho.

Lançamento: 11 novembro | 19.00 | El Corte Inglés

Apresentação de Miguel Nogueira de Brito com a presença do autor e moderação de Clara Valadas Preto.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...