segunda-feira, 4 de julho de 2016

O ATRACTOR CONVIDA

O Atractor, em parceria com a NOS Audiovisuais, vai ter 10 BILHETES DUPLOS para oferecer para a antestreia do filme "O Homem que Viu o Infinito” --- um filme inspirado na vida do matemático indiano Srinivasa Ramanujan (1887--1920). Pode ver um “trailer” do filme em: https://nos-audiovisuais.box.com/s/0qreuuoczd0uyuypkvbs1kq05v9an2ef e uma recensão em http://www.ams.org/journals/notices/201602/rnoti-p178.pdf .

A antestreia será no dia 13 de julho, pelas 21h30, nos cinemas NOS Vasco da Gama (Lisboa) e NOS Parque Nascente (Porto).

De 5 a 9 deste mês (terça a sábado), o Atractor irá oferecer, através da sua página de Facebook, 2 bilhetes duplos por dia através de um concurso-passatempo que será iniciado às 21h00 de cada dia (terminando 23 horas depois).

O conteúdo e as regras de cada um dos 5 passatempos serão explicitados em cada um dos 5 dias do concurso. No entanto, adianta-se desde já que os passatempos terão a ver com as páginas do Atractor sobre o Pi, nomeadamente http://www.atractor.pt/mat/fromPI/PIsearch.html e http://www.atractor.pt/mat/fromPI/PIalphasearch.html, no que pretende ser uma homenagem às fabulosas contribuições que Ramanujan deu para o cálculo desse curioso número.

Em particular, Ramanujan publicou em 1914 um trabalho que incluía vários métodos para obter excelentes aproximações de Pi, entre os quais se destaca a surpreendente série (limite de uma sucessão de somas) abaixo reproduzida, que codifica um modo de obter rapidamente (cada termo fornece, em média, 8 novos algarismos da dízima de Pi) aproximações tão boas quanto se queira (dentro dos limites de cálculo e memória do computador usado para fazer os cálculos).

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...