segunda-feira, 6 de junho de 2016

LIVROS DA FEIRA

Já fui à Feira do Livro de Lisboa. De entre os vários livros que feirei, deixo uma lista de 10, que são de publicação recente (por isso, o desconto de feira foi pequeno, comparado com o de outros). A ordem é alfabética do apelido do autor

- Jason Brennan, Capitalismo. Porque não? Em defesa do capitalismo, Gradiva, 2016.

Um volume em pequeno formato de uma nova colecção "Filosofia Aberta . Política". Brennan responde a Cohen, um volume publicado ao mesmo tempo. E um prazer ler esta polémica socialismo/capitalismo. Para Brennan o capitalismo não só e mais viável na prática do que o socialismo como tem um fundamento mais ético.

- G. A. Cohen, Socialismo. Porque não? Em defesa do socialismo, Gradiva, 29016

Cohen, um dos grandes pensadores marxistas (já falecido) defende o socialismo com base numa interessante -  um acampamento durante o qual varias pessoas tem de partilhar os seus dias.

- Mário Correia, Aviadores Portugueses, 1920/1934. A Aventura dos pioneiros,  A Esfera dos livros,   2016

O voo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho (por esta ordem), em 1922, mas também o grande voo do Oriente, de 1925, de Bento Pais, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia e a grande viagem de ida e volta a Timor, de 1934,  de Humberto da Cruz e António Lobato.

- Cristina Dangerfiel-Voght e Svenja Laender, A Vida numa Mala, Armando Rodrigues de Sá e outras histórias, Oxalá Editora (Dortmund),  2016

Rodrigues de Sá foi em 1964 o milionésimo emigrante a chegar a Alemanha. Uma jornalista alemã refaz a viagem, na companhia do neto do emigrante. E entrevista emigrantes actuais.

- George Orwell, Ensaios Escolhidos, Relógio d Agua, 2016

É um  prazer ler os escritos do escritor inglês, autor de 1984.sobre literatura, política, ciência, etc.

- Luís Moniz Pereira, A Máquina Iluminada, Cognição e Computação, Fronteira do Caos, 2016.

Um especialista português em inteligência artificial expõe as potencialidades das máquinas  e os problemas que essas capacidades levantam.

- Enrique Pinto-Coelho, Portugal das Maravilhas. Um pais desconcertante esmiuçado por estrangeiros, Marcador, 2016

Um luso-espanhol tenta, com a ajuda de outros estrangeiros, ver Portugal a partir de fora. Portugal, eterna questão.

- Manuel da Silva Ramos e Miguel Real, O Deputado da Nação, Parsifal, 2016

Um romance satírico a quatro mãos sobre os políticos e a política nacional. A classe política sai arrasada.

- Lawrence Weinstein e John Adam, Problemas e estimativas. Resolução dos Problemas do mundo no verso de um guardanapo, Gradiva, 2015

Resolução inteligente e rápida de problemas que pareciam difíceis, na linha das questões do físico italiano Enrico Fermi - quantos afinadores de piano há em Chicago?

- Andrea Wulf, A Invenção da Natureza. As aventuras de Alexander von Humboldt, o herói esquecido da ciência, Temas e Debates, 2016.

Descrição da vida e obra do grande naturalista alemão, que viajou pelas América do Sul.


Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...