domingo, 1 de maio de 2016

Introdução à Cultura e Línguas Clássicas

Informação recebida da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional de ICLC:

Contrariando a tendência de afastamento da "cultura clássica" da escola, no corrente ano lectivo teve início no Ensino Básico, como "Oferta de Escola", o Projecto Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. Depois de um Seminário realizado em Junho de 2015, para apresentação desse projecto, é tempo de se fazer balanço e pensar-se o seu futuro.

Assim, é com gosto que comunicamos a realização, no dia 4 de Junho, em Coimbra, do 1.º Colóquio Internacional que será guiado por essa intenção (programa em http://coloquioiclc.weebly.com/).

Nele se fará uma reflexão sobre o estado das Línguas e Cultura Clássicas na Europa e apresentar-se-ão dados sobre a implementação do projecto nas nossas escolas. Foram muitos projectos criados por professores, envolvendo diversas áreas de conhecimento - história, geografia, matemática, artes plásticas, teatro, pintura, línguas, ciências... - num trabalho interdisciplinar que dinamizou as escolas.

Alguns desses projectos serão apresentados em comunicações orais mas aceitam-se comunicações em forma de poster que revelem outros projectos, bem como contribuições para a dinamização da cultura e das línguas clássicas no nosso sistema educativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.