segunda-feira, 4 de abril de 2016

CUIDADO COM OS ANTIOXIDANTES


Enquanto o marketing inventava uma aura mítica para os antioxidantes, os cientistas descobriram que as espécies reativas de oxigénio (aquelas de que os antioxidantes dão cabo) também são necessárias. O nosso sistema imunitário usa-as como armas para destruir bactérias invasoras ou células cancerígenas. Aliás, é esse o modo de ação de vários medicamentos usados em quimioterapia. O ideal não é ingerir o máximo de antioxidantes que conseguirmos, mas mantê-los a um nível desejável.

Texto completo aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Comparar os antioxidante com a quimioterapia é um pouco forçado. Como lhe disse, gostava de viver no seu mundo cor-de-rosa, também adorava ter todos os benefícios para a saúde do consumo de frutas e legumes, se eles não tivessem empastados de parafina e sprays "conservantes", já para nem falar dos agroquímicos... como eu gostava de poder beneficiar dos antioxidantes naturais e ao natural!!! Infelizmente, parece que fazem umas análises científicas para avaliar da maturação da fruta na época da colheita, não entendo porque raio não acertam com as pêras... raras são as que alguma vez chegam a amadurecer, ficam chocas e em vez de adoçarem acabam directamente por apodrecer. O raio da ciência não tem sabor, é por isso que muitas vezes a acho de muito mau gosto!!!

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...