quinta-feira, 10 de março de 2016

Desafios da Química no Séc. XXI



Na próxima 6ª feira, 11 de Março de 2016, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra "Desafios da Química no Séc. XXI" com Paulo Ribeiro-Claro, no âmbito do ciclo Fronteiras da Ciência, coordenado por António Piedade, a decorrer de Fevereiro a Julho de 2016.


                                                Paulo Ribeiro-Claro



RESUMO DA PALESTRA: 
A Química é a “ciência da matéria e das suas transformações”, ou seja, a ciência que procura compreender como os átomos se combinam - e recombinam - entre si, para formar tudo o que somos e tudo o que nos rodeia. Por esse motivo, a Química é uma ciência central no desenvolvimento de diversas disciplinas e tecnologias: medicina, farmacologia, biologia molecular, biotecnologia, neurociências, agricultura, ciências do ambiente, engenharia de materiais, nanotecnologia...
Deste modo, o futuro da Química está intimamente ligado ao futuro da nossa Sociedade – embora tal não seja a percepção dominante no cidadão comum, que frequentemente (e ingenuamente) ambiciona “um mundo sem químicos”, porque seria mais puro e mais natural. E este é um bom ponto de partida para uma conversa acerca da Química e dos seus grandes desafios em tempos próximos.




ENTRADA LIVRE 
Público-alvo: Público em geral


Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.