quarta-feira, 9 de março de 2016

A ESPERANÇA: SEMANÁRIO DEDICADO ÀS DAMAS



Informação da Hemeroteca Municipal de Lisboa:

"Este jornal é para todos. Nem póde envergonhal-o a companhia, quando o artista o deixe sobre a meza do trabalho, entre os utensílios do seu officio, nem atemorisal-o quando o homem de lettras o confunda com os seus livros e os seus papeis, nem enchel-o de acanhamento quando a senhora inteligente e instruída o perfume com os aromas do seu boudoir, guardando-o entre as joias do toilette e as joias do coração..."

 Assim se apresenta a público, na sua página inaugural, A Esperança : semanario de recreio litterario dedicado ás damas, editado por R. D. César Rey e A. Pereira da Silva, publicado no Porto nos anos de 1865 e 1866, e que pode agora ler na Hemeroteca Digital, aqui. A dimensão feminina deste periódico espelha-se não apenas nos seus conteúdos (não exclusivamente literários, como terá oportunidade de descobrir), mas também na lista de colaboradores, onde pontuam nomes como Maria Peregrina de Sousa, Maria Adelaide Fernandes Prata, Efigénia do Carvalhal Sousa Teles, ou Henrique Elisa, entre outras. Pareceu-nos, por isso, ser oportuna a sua apresentação neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

 Saiba mais sobre esta publicação na ficha histórica que Helena Roldão preparou, e que pode ler aqui. Agradecemos aos serviços da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a colaboração neste projeto, completando as falhas na nossa coleção, e permitindo a disponibilização integral deste título.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...