segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SUPLEMENTOS DE CÁLCIO: TRUQUE OU TRATAMENTO?

A minha crónica mais recente na Notícias Magazine, sobre suplmentos de cálcio e vitamina D, como Calcitrin.

- olhe, isto talvez lhe faça um bocadinho bem aos ossos, mas também é capaz de lhe dar cabo dos rins. Como não é o que diz a publicidade, a Ordem dos Farmacêuticos tem provavelmente razão quando fala em publicidade enganosa. Até porque nenhum destes suplementos poderá reconstituir ossos já debilitados pela osteoporose, como por vezes se é levado a acreditar.

3 comentários:

  1. Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, é o entrevistado de Rosário Lira (Antena1) e Francisco Ferreira da Silva (Diário Económico).
    domingo, 31 de Janeiro de 2016 12:00
    http://cdn-ondemand.rtp.pt/podcasts/at1/1602/3957508_197759-1602011114.mp3

    ResponderEliminar
  2. Há umas semanas atrás, a minha mãe via televisão durante a tarde e a cada dois minutos de publicidade aparecia um destes "medicamentos". Sinceramente, até enjoa só de ouvir!

    Espero que o processo de publicidade enganosa leve a algum lado.

    ResponderEliminar
  3. ... reconstituir ossos, poder pode-se, mas implica não apenas tomar o suplemento, aí o Marçal tem razão, nesse sentido é enganosa a publicidade. Será que a osteoporose é realmente falta de cálcio? Claro que não!

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.