domingo, 8 de novembro de 2015

Especialistas debatem Acordo Ortográfico, por "uma verdadeira reforma"


Com este título , em notícia da “Lusa” de hoje, lê-se: "Mais de duas dezenas de especialistas discutem o Acordo Ortográfico, a partir de segunda-feira, durante dois dias, uma iniciativa da Academia das Ciências, que quer debater 'uma verdadeira reforma ortográfica'".
Aliás, ocasião soberana para a Academia das Ciências de Lisboa homenagear postumamente Vasco da Graça Moura, figura grada da Cultura Portuguesa, que se bateu debalde, com grande denodo e não menor pertinácia, contra o “Novo Acordo da Língua Portuguesa”.

Aguardo, como tal, com enorme curiosidade, o desfecho desta discussão sob a égide da vetusta e notável Academia de Ciências.

2 comentários:

Mark Margo disse...

Somos Portugueses ou Brasileiros?
Mark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema )

Mudar o Ensino disse...

Desde já me assumo como plenamente contra o Acordo Ortográfico de 1990 e acérrimo apoiante do de 1945. Porém, acho que reverter o processo neste momento, e anular completamente o novo acordo, é fazer aos que já só tomaram contacto com a nova ortografia o que fizeram quando a implementaram abruptamente. Por isso, creio que a melhor opção seria fazer um Movimento Pela Dupla Grafia do Português, no sentido de tornar ambas as grafias oficialmente aceites, conforme explicito aqui.

Obrigado.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...