domingo, 8 de novembro de 2015

Especialistas debatem Acordo Ortográfico, por "uma verdadeira reforma"


Com este título , em notícia da “Lusa” de hoje, lê-se: "Mais de duas dezenas de especialistas discutem o Acordo Ortográfico, a partir de segunda-feira, durante dois dias, uma iniciativa da Academia das Ciências, que quer debater 'uma verdadeira reforma ortográfica'".
Aliás, ocasião soberana para a Academia das Ciências de Lisboa homenagear postumamente Vasco da Graça Moura, figura grada da Cultura Portuguesa, que se bateu debalde, com grande denodo e não menor pertinácia, contra o “Novo Acordo da Língua Portuguesa”.

Aguardo, como tal, com enorme curiosidade, o desfecho desta discussão sob a égide da vetusta e notável Academia de Ciências.

2 comentários:

  1. Somos Portugueses ou Brasileiros?
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema )

    ResponderEliminar
  2. Desde já me assumo como plenamente contra o Acordo Ortográfico de 1990 e acérrimo apoiante do de 1945. Porém, acho que reverter o processo neste momento, e anular completamente o novo acordo, é fazer aos que já só tomaram contacto com a nova ortografia o que fizeram quando a implementaram abruptamente. Por isso, creio que a melhor opção seria fazer um Movimento Pela Dupla Grafia do Português, no sentido de tornar ambas as grafias oficialmente aceites, conforme explicito aqui.

    Obrigado.

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.