quinta-feira, 22 de outubro de 2015

NOVO PÊNDULO DE FOUCAULT



Informação recebida do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra:

No próximo dia 25 de Outubro, pelas 17 h no átrio do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra vai inaugurar um pêndulo gigante, conhecido por pêndulo de Foucault, do nome do físico francês que no século XIX montou um dispositivo desses, embora ainda maior, no Panteão de Paris. O pêndulo de Foucault serviu no século XIX assim como serve hoje para provar, numa experiência efectuada na superfície terrestre, que o nosso planeta gira em torno do seu eixo.  "Convido-vos a ver a Terra girar", disse Foucault.

Da mesma maneira todos são convidados agora a ver a Terra girar, vindo observar o pêndulo de Foucault em funcionamento permanente, noite e dia, graças à força da gravidade, à entrada do Departamento de Física. Aos visitantes bastará esperar um pouco para verificar, sem margem para dúvidas, que o plano de oscilação do pêndulo gira, o que só se pode explicar pelo efeito da rotação da Terra em torno do seu eixo. 

O pêndulo foi montado por uma empresa de Granada (Espanha) especializada em experiências de Física para o grande público, que já montou cerca de duas dezenas de pêndulos destes em todo o mundo. 

O pêndulo é inaugurado, quando o Rómulo está prestes a completar seis anos de actividade, na abertura de uma reunião de todos os Centros Ciência Viva do país que se está a organizar em Coimbra. 

Estarão presentes a directora da Agência Ciência Viva para a promoção da cultura científica e tecnológica, Rosalia Vargas, e o director do Rómulo, Carlos Fiolhais.

Para Carlos Fiolhais, o movimento permanente deste pêndulo "é um bom símbolo do trabalho continuado, diário, dos centros Ciência Viva, organizados em rede  em todo o país, para os quais o Rómulo funciona como moderno centro de recursos. Enquanto a Terra gira, a cultura científica move.-se nos centros Ciência Viva nacionais.

1 comentário:

Mark Margo disse...

Os seus textos são muito bem escritos.
Mark Margo
www.markmargo.net (site de celebridades e cinema)

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...