segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Diálogo com Gonçalo Waddington

Informação recebida do escritor Luís Carmelo - Cursos Ícone, em Lisboa:

No próximo sábado, dia 31 de Outubro (14.30 - 18.15h), terá lugar a quinta sessão dos Cursos Ícone - IV com a presença de Carlos Fiolhais e de Gonçalo Waddington (ver aqui os dados biobibliográficos dos autores http://escritacriativaonline.net/autores/carlos-fiolhais/ - http://escritacriativaonline.net/autores/goncalo-waddington/ ).

No caso específico da sessão de 31 de Outubro, está em causa um formato a dois que propõe um debate (ilimitadamente) aberto, baseado nos contrastes/ligações entre a obra que Gonçalo Waddington escreveu muito recentemente (Albertine, O Continente Celeste - a partir de Proust e da teoria da relatividade) e as obras de difusão científica (para o grande público) que Carlos Fiolhais tem vindo a criar. Em  ambos os casos, temos a tradução como tema chave (traduzir conceitos/ideias para linguagens e públicos segundos). Trata-se, pois, de explorar territórios de interdisciplinaridade entre a arte, a literatura, a ciência e a escrita. Um debate que promete!

Deve referir-se que a sessão está praticamente esgotada.

Deixamos aqui o plano das sessão dos Cursos Ícone-IV:
14.30h » 15.30h – Exposições Iniciais.
15.30h » 16.15h – Interacções e Debate.
16.15h » 16.45h – Pausa.
16.45h » 17.45h – Parte da sessão dedicada às influências que marcaram os autores.
17.45h » 18.15h – Interacções e Debate.

As sessões dos Cursos Ícone-IV decorrem na sede da EC.ON (Rua do Possolo, 16-1º, Lisboa – http://escritacriativaonline.net/sobre/espaco/).

CURSOS ÍCONE - IV
03/10 - João Paulo Cotrim.
10/10 - Gonçalo M. Tavares (Literatura e imaginação / sessão I).
17/10 - Gonçalo M. Tavares  (Literatura e imaginação / sessão II).
24/10 - Almeida Faria.
31/10 - Carlos Fiolhais + Gonçalo Waddington.
28/11 - Bruno Vieira Amaral.
05/12 - Nuno Camarneiro + Cristina Carvalho.
12/12 - Nuno Júdice.

Cursos Ícone: o laboratório experimental da EC.ON

Os Cursos Ícone - IV abrem-se como um leque de interrogações sobre a criatividade e os processos que conduzem à descoberta expressiva. As perguntas habituais dos Cursos Ícone (“Como crio? Como descubro? Como invento?”) aplicam-se e alargam-se, nesta sua quarta edição, à ciência, à poesia, ao romance e a outros testemunhos e tensões que se situam na fronteira entre a inventividade estética e os territórios do quotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.