terça-feira, 15 de setembro de 2015

MAIS UM APELO À FCT

Foi solicitada a este blogue a difusão desta carta enviada à presidente da FCT por investigadores de Filosofia da Universidade de Lisboa. Fazemo-lo com  desgosto, pois a FCT continua, com permissão do ministro Nuno Crato neste governo em fim de mandato, a fazer gala da sua profunda incompetência.


Cara Prof.ª Doutora Maria Arménia Carrondo
(cc Dr.ª Ana Almeida e Prof. Doutor João Costa),

O LanCog é um grupo de investigação do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (http://www.lancog.com/), que se destaca no contexto português por se dedicar à Filosofia Analítica e por ter um elevado grau de internacionalização. No recente concurso de projectos de investigação em todos os domínios científicos lançado pela FCT, o LanCog candidatou cinco projectos, liderados por investigadores experientes e com equipas competentes, apostadas em promover ao mesmo tempo a cooperação com investigadores estrangeiros de grande prestígio e a formação dos nossos jovens investigadores. Infelizmente, todos os projectos submetidos pelo LanCog foram rejeitados. Quando lemos os relatórios de avaliação dos nossos projectos, foi com enorme indignação que verificámos que a avaliação realizada é grosseiramente incompetente e está manifestamente enviesada por preconceitos contra o género de investigação filosófica que praticamos, que é no entanto aquele que predomina nas melhores universidades do mundo. Decidimos, por isso, pôr a nu essa incompetência e esse enviesamento preconceituoso, emitindo um comunicado onde divulgamos os relatórios recebidos e apontamos o que eles contêm de inaceitável. O comunicado encontra-se publicado no endereço http://www.lancog.com/uploads/6/7/1/6/6716383/comunicado_lancog_08_09_2015.pdf e também segue em anexo a esta mensagem.

Apelamos para que a FCT reflicta sobre este caso e reveja a maneira como selecciona os membros que integram os painéis de avaliação. Queremos que os nossos projectos enfrentem uma avaliação exigente, mas que seja realizada por investigadores competentes e isentos.

Saudações cordiais,

Os coordenadores do LanCog Group,
Adriana Silva Graça
Ricardo Santos


--
Ricardo Santos
Departamento de Filosofia
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
LANCOG Research Group: http://www.lancog.com/

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...