terça-feira, 1 de setembro de 2015

LIVRO NEGRO DA AVALIAÇÃO DA CIÊNCIA EM PORTUGAL

A perversão e adulteração do sistema de avaliação científica em Portugal levada a cabo nos últimos quatro anos está agora documentada num "Livro Negro”, disponível em http://www.lnavaliacao.pt/, tendo por base um conjunto dos principais comunicados, cartas, artigos de opinião e crónicas, assim como outros textos publicados na imprensa ou na internet em 2014 e 2015 sobre este tema.

Comente e participe na defesa do desenvolvimento científico para Portugal. Poderá enviar os seus comentários através de http://www.lnavaliacao.pt/.

Esse processo de adulteração, ameaçando a destruição do sistema científico nacional, significou desde logo a ruptura com o amplo compromisso social e político para apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal conseguido nas últimas décadas. Saliente-se que o processo de adulteração da avaliação científica em Portugal nos últimos anos foi acompanhado de um corte significativo do apoio público à actividade científica. O investimento privado acompanhou essa tendência de forma igualmente abrupta, diminuindo significativamente. Por junto, a despesa total anual em I&D foi reduzida em cerca de 500 milhões de euros entre 2010 e 2013 (IPCTN 2013). Em consequência, aumentou a divergência de Portugal relativamente à Europa, com despesa total anual em I&D a diminuir para 1,34% do produto interno bruto, PIB (enquanto tinha atingido cerca 1,55% do PIB em 2009 e 2010).

Mas este Livro Negro é também um livro de esperança no futuro, para que um sistema de avaliação correcto seja devidamente reposto e para que o sistema de avaliação científica em Portugal dos últimos anos não mais volte a ser posto em causa.

Participe neste debate, pela defesa do Conhecimento como Futuro para Portugal,

Manuel Heitor
Carlos Fiolhais
Alexandre Quintanilha
Maria Fernanda Rollo
João Sentieiro

3 comentários:

Anónimo disse...

É preciso é entregar os factos à Justiça para que esta actue. No mínimo, é imperioso impugnar a (in)avaliação das Unidades de Investigação.

Anónimo disse...

A sério? Depois de vergonha que está a acontecer com a avaliações dos projetos de investigação aínda falam da antiga governança da FCT??? Que ridículo....

Luis Rocha disse...

Seria interessante um update da vossa parte ao que está agora a acontecer na FCT e na ciência em geral em Portugal. Nunca o sistema de avaliação da FCT foi tão anacrónico, nomeadamente por não permitir de todo o desenvolvimento de projectos interdisciplinares. A FCT ainda faz calls for proposals "em todos os domínios científicos", seguidos de painéis sub-sub-sub disciplinares. Isto é, um reducionismo disciplinar absurdo. Qualquer pessoa que tente submeter algo minimamente interdisciplinar, está destinado ao fracasso logo à partida. A FCT é gerida e pensada como se ainda estivéssemos em 1991. Haja ideias novas por favor. Mas acima de tudo, quem foi tão crítico da gestão anterior, bem deveria vir agora para a praça falar também dos problemas da gestão actual. Se não, voltamos sempre à mesma dinâmica partidária que torna tudo mediocre.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...