terça-feira, 11 de agosto de 2015

Mercado livre: Sigilo e rapidez

Durante algum tempo dei atenção particular no tipo de fraude académica que se traduz na "encomenda" de trabalhos da mais diversa natureza, incluindo teses de mestrado e de doutoramento e escrevi no De Rerum Natura vários textos sobre o assunto (por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui).

Nesses textos não denoto qualquer compreensão nem em relação a quem faz "encomenda" nem em relação a quem a concretiza. Entendo que se trata de uma fraude inaceitável e que, por isso, é preciso tomar medidas para a fazer parar. Não mudando de opinião, tenho pensado em algumas pessoas que aceitam fazer tais trabalhos. Conscientes da ilicitude mas sem horizontes profissionais, percebem que não lhes resta muitas alternativas além deste "mercado livre", onde o "sigilo" é a alma do negócio.

Pode ser o caso patente nestes dois anúncios do OLX (sim esse sítio na internet onde se vende e se compra qualquer coisa):
Latim e Grego Antigo - Traduções, retroversões, análise morfossintática.Professor, Doutorado, efetua traduções de textos em Latim ou Grego Antigo, retroversões, análise morfossintática (resolução de exercícios, decomposição frásica, reflexão linguística, etc.), análise poética (métrica), realização de materiais pedagógico-didáticos (para mestrandos em Ensino), entre outros. 
Prestação de serviços diversos por professora licenciada e tradutora freelancer com longa experiência:
- Ajuda na pesquisa bibliográfica (para aprender a reconhecer o que é científico);
- Revisão de textos científicos, trabalhos académicos, monografias, teses, entre outros;
- Elaboração de trabalhos académicos em diversas áreas;
- Relatórios, resumos, etc.
- Análise de poemas de Língua Portuguesa – Ensino Secundário (...);
- Edição e correção de textos e livros;
- Elaboração de power-point;
- Transferência de dados/folhas de papel para o computador (word)
Trabalho para todo o país. Sigilo e rapidez.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...