quinta-feira, 30 de julho de 2015

VISÕES DA LUZ





Informação recebida dos organizadores:

Por ocasião do Ano Internacional da Luz 2015, do 725º aniversário da Universidade de Coimbra (UC) e do segundo aniversário da sua classificação pela UNESCO como Património da Humanidade, vai realizar-se, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, um colóquio interdisciplinar alargado a diversas áreas do conhecimento desenvolvidas na UC. O colóquio, subordinado ao tema 'Visões da Luz', vai decorrer nos dias 1 a 3 de outubro de 2015, das 10h00 às 17h30, no auditório da reitoria da UC, e terá um carácter interdisciplinar, envolvendo a comunidade académica, escolar (ensino Básico e Secundário, ensino Superior e ensino Sénior) e civil e abrangendo temáticas diversas (consulte aqui o programa).

Cada dia será dedicado a um mote, começando pela “Descoberta da Luz”, passando por “Um Olhar sobre a Luz” e terminando no “Futuro da Luz”. O colóquio está estruturado em seis blocos de três conferências apresentadas por especialistas de cada área temática, seguidas de comentário e debate. Os temas a apresentar nas palestras e nos comentários pelos moderadores das sessões cobrem as seguintes áreas: Física, Filosofia, Transcendência, Astronomia, Geologia, Literatura, História da Ciência, Química, História, Geografia, Energia, Relações Internacionais, Ciências da Vida, Psicologia, Arte, Cinema e Fotografia, Imagiologia Médica, Robótica, Visão e Cérebro e História da Arte. Pretende-se igualmente organizar atividades diversas ao fim de cada dia de conferências, a partir das 18h00.
O colóquio integrará também o curso de formação acreditado “A Luz em perspectiva interdisciplinar” destinado a professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas no sítio de apoio ao colóquio e os respetivos pagamentos diretamente na Loja Virtual UC (de acordo com os valores da tabela).  Alunos e professores da Universidade de Coimbra, assim como participantes inscritos no curso de formação acreditado estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

 
A comissão organizadora:
Carlota Simões (FCTUC)
Décio Martins (FCTUC)
Francisco Gil (FCTUC)
João Paulo Nunes (FLUC)
Lídia Catarino (FCTUC)
Nuno Ferreira (FMUC)

www.uc.pt/go/visoesdaluz
[CARTAZ]      [PROGRAMA

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.