segunda-feira, 13 de julho de 2015

NOVIDADES EDITORIAIS da CLASSICA DIGITALIA

Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar duas novas publicações, com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra e da Annablume (São Paulo).

Todos os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital. O eBook correspondente (cujo endereço direto é dado nesta mensagem) encontra-se disponível em acesso livre.

Série “Autores Gregos e Latinos” [Textos]

- Maria de Fátima Silva: Aristófanes. O Dinheiro. Tradução do grego, introdução e comentário (Coimbra e São Paulo, IUC e Annablume, 2015). 136 p.
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1031-3
PVP: 15 €

[Apresentada em contexto de pós-guerra, quando à crise política se somou, particularmente gravosa, uma crise económica e social, Pluto é uma peça configurada pelas preocupações do imediato. Bem longe iam os anos em que Atenas se centrava num outro objetivo, então essencial: o estabelecimento de um império que a colocasse à cabeça dos destinos da Grécia, para que mobilizava todos os seus esforços, internos e externos.]

- Carlos A. Martins de Jesus: Antologia Grega, Epigramas Ecfrásticos (Livros II e III). Tradução do grego, introdução e comentário (Coimbra e São Paulo, IUC/Annablume, 2015). 74 p.
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1029-0
PVP: 12 €

[A Antologia Grega, reunindo epigramas dos períodos clássico, helenístico e bizantino, constitui o mais extenso florilégio epigramático em língua grega conservado. Modernamente organizada em 16 livros, depende maioritariamente de dois códices, o chamado Palatinus, do século X (Palatinus Graecus 23 + Parisinus Graecus Suppl. 384) e o autógrafo de M. Planudes (Marcianus Graecus 481, do início do séc. XIV). O presente volume, que pretende ser o primeiro de uma série, apresenta a tradução de dois desses 16 livros, tematicamente unidos pelo facto de conterem epigramas ecfrásticos, ou seja, compostos a partir de obras de arte plásticas da Antiguidade.]

Os Classica Digitalia voltam em setembro com novas publicações. Votos de boas férias estivais.
Delfim Leão

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.