segunda-feira, 29 de junho de 2015

OS MARCIANOS SOMOS NÓS




Sessão de lançamento do livro OS MARCIANOS SOMOS NÓS de Nuno Galopim – LISBOA

A Fnac Chiado, o Autor e a Gradiva têm o prazer de convidar V. Ex.ª para o lançamento do livro
A sessão terá lugar no dia 29 de Junho, pelas 18h30, na Fnac Chiado (Rua Nova do Almada, 102, lj. 3.02.), em Lisboa.
A apresentação da obra ficará a cargo de Eurico de Barros e de Carlos Fiolhais. O autor convida-nos depois a recordar algumas viagens marcianas feitas com livros, filmes e música.
Seguir-se-á uma sessão de autógrafos.
ENTRADA LIVRE
Para contar a história do planeta Marte temos de juntar o que a ciência descobriu ao que a ficção imaginou ao longo dos séculos. Porque uma aprendeu sempre com a outra, como o observou.
Carl Sagan.


Para contar a história do planeta Marte temos de juntar o que a ciência descobriu ao que a ficção imaginou ao longo dos séculos. Porque uma aprendeu sempre com a outra, como o observou Carl Sagan.

Marte desperta a curiosidade desde há séculos. As descobertas científicas que se têm vindo a fazer em muito contribuem para manter aceso o interesse sobre o planeta vermelho. Dos tempos em que era apenas um ponto avermelhado nos céus ao momento em que uma sonda descobriu água no solo deste astro, a história da nossa relação com Marte somou séculos de fantasias e descobertas. Ao que se conhece do passado, associa-se o que se espera do futuro, onde parece abrir-se um mundo de possibilidades. É a oportunidade de viajar até lá, no momento presente, através de páginas cheias de referências, exemplos e histórias, que este livro oferece.

As visões dos invasores de H. G. Wells ou dos seres imaginados por Edgar Rice Burroughs cativaram muitos jovens para a ciência. Mas se Marte continua a despertar a ficção, capta igualmente o interesse de cientistas, cujas observações têm permitido acumular conhecimento sobre o planeta.

Carl Sagan defendeu que para contar a história de Marte é preciso juntar a ciência e a imaginação. Este livro faz essa reunião de modo convincente. O olhar do autor cruza as sondas Viking ou Mariner com as Crónicas Marcianas de Ray Bradbury, as canções de David Bowie com o hilariante Marte Ataca!, de Tim Burton. E fornece bons motivos para manter o leitor atento às páginas, incluindo pequenos marcianos que chegam à Terra maldispostos e colónias humanas que encontram em Marte uma nova casa.

SOBRE O AUTOR


Nascido em Lisboa em 1967, começou por projectar um futuro na ciência, e chegou a apresentar comunicações em encontros científicos, mas o jornalismo, a rádio e, sobretudo, a música e o cinema falaram mais alto. Tem 25 anos de carreira na rádio (Antenas 1, 2 e 3, XFM e Radar) e na imprensa (Independente e Diário de Notícias, escrevendo hoje no Expresso, Blitz, Time Out e Metropolis). Tem trabalho na música (do álbum Humanos à série O Melhor do Pop-Rock Português) e no cinema (como actor, produtor, consultor e programador).

Nos livros, estreou-se, era ainda aluno de Geologia, com Vida e Morte dos Dinossáurios, em co-autoria com o pai, o Professor Galopim de Carvalho. É o autor de Retrovisor: Uma Biografia Musical de Sérgio Godinho e colaborou na Enciclopédia da Música Ligeira Portuguesa. É autor dos blogues Sound + Vision e Máquina de Escrever.

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...