segunda-feira, 15 de junho de 2015

ANO DA LUZ EM PORTUGAL

Informação recebida da Sociedade Portuguesa de Física:

Haja Luz nas Escolas

Lançado no passado dia 16 de Março na Escola Passos Manuel, em Lisboa, este projeto de âmbito nacional e conta com um programa especial de atividades, dedicado às Escolas, professores e alunos do Ensino Básico e Secundário. Este programa teve início em março de 2015 e decorrerá até ao final das comemorações do Ano Internacional da Luz 2015.
O Haja Luz nas Escolas tem como principal objetivo envolver a comunidade escolar nacional nas comemorações do AIL e desta forma tornar clara a importância da Luz na sociedade e nas várias áreas do ensino formal. Durante este projeto serão dinamizados vários tipos de atividades, de modo a promover junto dos alunos o conhecimento sobre a luz e as tecnologias baseadas em luz. Irá ser possibilitada junto destes a realização de trabalho laboratorial e o contacto com tecnologia atual, de forma a fomentar o saber fazer e o ensino experimental das ciências.
Este projeto pretende envolver 75 professores e 40 mil estudantes do Ensino Básico e Secundário em diferentes tipos de atividades educativas ligadas à luz e às tecnologias baseadas na luz, tais como palestras, workshops, oficinas, LIGHTtalks, formações, manuseamento de kits e visitas a uma exposição.
http://ail2015.org/index.php/haja-luz/


Conferência Haja Luz: Diálogos em torno da luz

A conferência de encerramento do AIL2015 terá lugar no dia 15 de Dezembro de 2015 em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, contando com o seu patrocínio. O objectivo é efectuar um levantamento de aplicações actuais da luz e de problemas em aberto. Os oradores serão cientistas, engenheiros, artistas e arquitectos. Pretende-se um diálogo multidisciplinar, inspirador, no ambiente pouco usual que mistura artistas e cientistas, olhares e pensamentos cruzados sobre desenvolvimento e inovação, sustentabilidade, arte, história e educação.
A conferência é comissariada por Teresa Peña, presidente da SPF, e Carlos Fiolhais, coordenador nacional das comemorações do AIL2015.


Edição especial da Gazeta de Física
Dedicada ao AIL2015 e agendada para o final do ano, esta edição da revista oficial da SPF será dedicada a celebrar as diversas facetas da luz nas ciências, em particular na física e nas suas ligações com as outras áreas do conhecimento: química, medicina, materiais, biologia, mas também arquitectura, iluminação, artes e cultura, para ilustrar apenas algumas possibilidades. Fica desde já o convite a todos aqueles que utilizam a luz como ferramenta de trabalho e de descoberta para que nos submetam os seus artigos, ilustrando como a luz possibilita avanços científicos e tecnológicos.
http://gazetadefisica.spf.pt/


Ano Internacional da Luz: novo website
IYL2015
Se ainda não o fez, espreite o novo website do AIL2015 - Ano Internacional da Luz em português. Mais organizado, mais luminoso, mais fácil de navegar e encontrar a informação essencial. Caso esteja a organizar actividades no âmbito do AIL2015, não se esqueça de submeter a informação na secção "Submeter actividade". Assim, garante que todos os visitantes têm acesso actualizado e completo sobre o seu evento.

http://ail2015.org

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...