quinta-feira, 16 de abril de 2015

NOVA PRESIDENTE DA FCT


Já é oficial, confirmando a informação que circulava desde há dias na comunidade científica. Maria Arménia Carrondo, professora da Universidade Nova e investigadora do ITQB, a mesma Universidade e o mesmo Laboratório Associado que Miguel Seabra (que, como é sabido, tem acumulado com um lugar no Imperial College de Londres). Nascida em Vila Nova de Famalicão é engenheira química pela Universidade do Porto, correspondendo em parte ao perfil que aqui tracei há dias. O seu doutoramento foi no Imperial College. Carrondo foi vice-reitora da Universidade Nova e tem sido assessora de Seabra na FCT, um facto que suscita preocupações e que obviamente não encaixa no referido perfil..

Não se lhe conhece posição pública sobre o enorme desatino que foi o corte de 50% das unidades de investigação, nem sobre o clamoroso défice de qualidade da avaliação FCT-ESF nem ainda sobre a redução drástica nas bolsas de doutoramento e pós-doc. Vai ter agora oportunidade de se pronunciar e esperemos que se pronuncie em breve. A ciência precisa de justiça e de tranquilidade, que só se podem conseguir com transparência e integridade, tudo o que tem faltado. Ao estado de desgraça actual é justo que se suceda um estado de graça. Desejo à Doutora Carrondo muitas felicidades nas suas novas funções, ficando à aguardar que, com a rapidez necessária, ela proceda à indispensável mudança de uma política do posso-quero-e-mando, com a qual o ministro foi complacente, no sentido de um clima de diálogo com os cientistas e com a sociedade.  Vamos com interesse ver aquilo que diz e, acima de tudo, aquilo que faz.

Na foto, Maria Arménia Carrondo, a quem cumpre agora emendar os muitos erros de Miguel Seabra.

5 comentários:

Anónimo disse...

Vejamos no que isto vai dar. Tenho esperanças nela.

Anónimo disse...

Hum... acho que infelizmente vai ser mais do mesmo. Só mesmo os tribunais vão conseguir parar a veia destruidora desta equipa... e quando o fizer, será tarde de mais.

Anónimo disse...

Há uma Agenda a cumprir, e ela não é a nossa, vai ser preciso mais do que a acção dois eleitos.

Anónimo disse...

"correspondendo em parte ao perfil que aqui tracei há dias"

???????????????????????????????

É das "bioqualquer coisa"
É da Universidade Nova
"É" (actividade profissional) de Lisboa
É do círculo interno da FCT

É Engenheira.

Corresponde em 20% ao perfil que traçou. Digamos que é um "parcial" muito parcial.

lino disse...

Farinha do mesmo saco!

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...