terça-feira, 21 de abril de 2015

Mensagem da Presidência da FCT


Recebi na minha caixa do correio esta mensagem da Presidência da FCT ontem pelas 16h49. Há só um pequeno problema técnico: a homenagem por todo o país ao Prof. José Mariano Gago ocorreu por todo o país às 12 h. No Pátio das Escolas em Coimbra uma pequena multidão universitária aplaudiu o ex-ministro durante largos minutos precisamente poucos minutos após as 12h.A FCT, que tem a mania das horas certas nos prazos, mais uma vez falhou completamente, mostrando a incompetência dos vice-presidentes em exercício. E  há um outro problema, este maior e político: então a Presidência da FCT faz de "pombo-correio", enviando uma mensagem de outros, e não tem nada a dizer aos investigadores da sua própria lavra? Não é a FCT a sucessora da JNICT que Mariano Gago tão brilhantemente dirigiu?

Por último, é a primeira vez que a Presidência da FCT se move a pedido de "um número alargado de membros da comunidade científica nacional". Não quererão mover-se perante outros pedidos, que são públicos, e anular o insano processo de "avaliação"?

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom dia,

A pedido de um número alargado de membros da comunidade científica nacional, divulgamos um convite à adesão a uma homenagem ao Prof. Mariano Gago, a decorrer às 12h00 (meio dia) de hoje.

Damos também a conhecer o website dedicado ao Prof. Mariano Gago, que convida os visitantes a partilhar um testemunho, documentos ou fotografias que possam documentar "o seu legado de pensador e humanista":

www.marianogago.org.

Com os melhores cumprimentos,

Conselho Diretivo da FCT

___________________________________


"Caros colegas,

Como já deve ser do vosso conhecimento o Professor José Mariano Gago faleceu no dia 17 de Abril.

O Professor Mariano Gago impulsionou e marcou profundamente a ciência em Portugal nas últimas! décadas, contribuindo decisivamente enquanto presidente da FCT e Ministro da Ciência para o desenvolvimento do sistema cientifico nacional em muitas das suas vertentes.

Alguns de nós não gostaríamos de deixar de assinalar a sua passagem e o seu contributo para a ciência portuguesa. A título de reconhecimento público da comunidade científica nacional pela contribuição do Professor Mariano Gago, propomos que na próxima segunda-feira, dia 20 de Abril, ao meio dia (12h), os centros de investigação e faculdades parem as suas atividades normais durante 5 minutos, e que os colegas se concentrem em frente das portas principais das respetivas instituições, registando o momento com uma fotografia.

Agradecíamos que divulgassem esta iniciativa.

Abraços

(Nomeação dos signatários omitida devido ao elevado número)"

5 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Professor,

O email não começava assim pois não?

Anónimo disse...

A melhor homenagem que a presidência da FCT podia fazer a Mariano Gago era demitir-se em bloco... e entregar-se na prisão da Carregueira para cumprir pena relativa às inúmeras ilegalidades cometidas nos últimos anos. O dinheiro poupado em custas judiciais pela sua entrega voluntária na prisão seria usado para compensar as asneiras feitas.

Anónimo disse...

É muito fácil dizer mal omitindo factos, neste caso, omitindo a primeira frase de um email. Questiono-me quantas vezes terá já ocorrido este tipo de práticas.

Anónimo disse...

Então vamos lá ver a primeira frase do e-mail. Ou pelo menos a do e-mail que recebi, por volta das 16:50:

[Devido a limitações técnicas no envio de emails em massa estes podem ser sido objeto de atrasos no envio e receção.]

Ora a que horas é que a FCT terá decidido enviar uma mensagem para ter sentido a necessidade de colocar isto no início? Às 10h da manhã? E já sabiam que iria haver "limitações técnicas"?

Ou o sistema de envio de mensagens da FCT está tão mal que pensam em enviar uma mensagem às 10h da manhã (o que já seria tarde) e só a conseguem enviar de facto cerca de seis horas mais tarde?

Se pensarmos bem, esta mensagem é bastante mais reveladora do pensamento da direcção da FCT do que pode parecer à primeira vista.

Anónimo disse...

Até os putos do 8º ano arranjam desculpas mais "limpas" para justificar o atraso de chegada a casa!

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...