domingo, 5 de abril de 2015

A PORDATA APRESENTA AS CONTAS PÚBLICAS

Informação recebida da Fundação Francisco Manuel dos Santos:

Pordata
Estatísticas sobre os países da Europa, Portugal e os seus 308 municípios
A Pordata tem um novo tema: Contas Públicas para a compreensão da dinâmica da sociedade. A partir de agora, pode aceder a (quase) todos os dados acerca das Finanças do Estado português – do número de funcionários aos vencimentos médios, passando pelos valores do défice, da dívida pública, das receitas, das despesas do Estado e acabando na carga fiscal (desagregada por impostos), são muito poucas as coisas que não conseguirá encontrar na Pordata. A nova área é especialmente importante por compilar informação que neste momento está dispersa por uma miríade de fontes de informação que nem sempre são facilmente acessíveis, como a Conta Geral do Estado.

Ao navegar por mais de 50 quadros pode descobrir, por exemplo, que desde 2011 a 2014 a Administração Pública perdeu mais de 71 mil trabalhadores; ou que a carreira de magistrado é a que tem melhor remuneração no Estado (máximo de 6.130€); ou até que cada português devia, em 2013, cerca de 21.000€ (valor da dívida pública per capita).                                             

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.