domingo, 8 de março de 2015

ARTE DIGITAL: PRESENCE, EM LISBOA


Na galeria Adamastor Studios, em Lisboa,  foi inaugurada a 6 de Março a exposição de arte digital «Presense», em que se inclui a peça «Absorption», uma escultura audiovisual interativa inspirada na biologia celular.

Esta peça de arte-ciência foi criada conjuntamente pelo artista digital Rudolfo Quintas e pelo cientista Tom Kirchhausen da Harvard Medical School e do Boston Children’s Hospital, em Boston, em colaboração com o designer Mário Dominguez. Este cruzamento entre arte e ciência resultou numa peça que reconhece a presença das pessoas e interage com o corpo humano, ao mimetizar processos que ocorrem nas células. 

A peça será exibida na exposição «Presense», na galeria Adamastor Studios, em Lisboa, de 6 a 31 de março de 2015. 
_________________________________________________

 O projeto surgiu de um desafio que Tom Kirchhausen propôs ao premiado artista português, para que criasse uma instalação de arte multimédia com base no processo biológico de endocitose mediada por clatrina, que permite que as células internalizem material do meio extracelular envolvente, como certos nutrientes e vírus.

«Absorption» é uma metáfora artística dos mecanismos moleculares da endocitose, cuja narrativa interativa se constrói mediante a participação e intervenção dinâmica de cada visitante. Segundo Tom Kirchhausen, «Absorption» foi pensada como um work in progress, “que absorve a pessoa como se de um nutriente ou de um vírus se tratasse, e que se recorda de a ingerir, de forma muito semelhante ao que uma célula faz na vida real”. 

Cada pessoa que interage com a peça torna-se cocriador e elemento ativo da escultura. De acordo com Rudolfo Quintas, «Absorption» foi concebida como uma experiência simultaneamente sensorial e contemplativa, que pretende “abrir o imaginário do público, para que se sinta inspirado pelo cruzamento da biologia molecular e celular com as artes digitais”.  
_________________________________________________

 HORÁRIO DA EXPOSIÇÃO DE 6 - 31 MARÇO, 2015 (ENTRADA LIVRE)
Seg. a Sex.: 14:00 – 20:00
Sáb. e Dom.: 14:00 – 20:00 (público geral) / 11:00 – 12:30 (visitas guiadas para famílias)
A exposição contempla um programa pedagógico para escolas, instituições e famílias (aos fins-de-semana), uma conferência e o lançamento de um livro.

LOCALIZAÇÃO
Praça dos Restauradores, 13, 2° Direito
1250-188 Lisboa, Portugal

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...