segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

“PRIX DE LA LITTERATURE GASTRONOMIQUE”, 2014


Texto recebido de Galopim de Carvalho: 

 A Academia Portuguesa de Gastronomia acaba de divulgar a atribuição do “Prix de la Littérature Gastronomique” recentemente conferido, em Paris, pela Académie Internationale de la Gastronomie, ao fotógrafo português Jerónimo Heitor Coelho, pelo seu último livro, COMER EM ÉVORA, das edições Visual Factory. 

 Alvo de merecidas distinções por parte da Associação de Fotógrafos Profissionais e da Qualified European Photographer, que lhe conferiu o grau de Mestre Fotógrafo (Master QEP), em 2010, o galardoado, de reconhecida craveira na arte e na tecnologia fotográficas, focou esta sua obra na gastronomia da “cidade museu”. De invulgar excelência no discurso e, em especial, nas imagens, o livro agora premiado está a revelar-se um dos de maior impacto na valorização deste nosso património cultural que orgulhosamente conservamos, a par do histórico, do arquitectónico, do artesanal e do único e inconfundível cante alentejano, também ele recentemente distinguido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. 

Sendo a gastronomia «um discurso sobre o prazer da mesa», como afirmou Alfredo Saramago, “COMER EM ÉVORA” é, ao mesmo tempo, um discurso sobre o prazer da mesa e dos olhos, tal a fidelidade e qualidade das imagens que ilustram esta obra de referência da gastronomia alentejana que faz, igualmente, jus ao profissionalismo do autor. É uma subida honra para mim ter prefaciado este livro com o texto que pode ler (aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.