quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Convite - Cépticos com Vox: Liberdade de Expressão


A COMCEPT - Comunidade Céptica Portuguesa convida-vos a participar na nossa próxima tertúlia, Cépticos com Vox, dedicada à Liberdade de Expressão.

A propósito do atentado contra o jornal Charlie Hebdo, produziram-se copiosamente declarações de estrutura duvidosa a respeito da liberdade de expressão.

Por “declaração de estrutura duvidosa” entende-se uma afirmação seguida de um “mas” e de uma segunda afirmação que imediatamente desdiz a primeira, sendo um dos mais famosos exemplos disto, em território português, a declaração “Não sou fascista mas o que era preciso era outro Salazar”.

Desde gente universalmente conhecida (ex.: Papa Francisco) até gurus de café com a visibilidade de gurus de café (ex.: gurus de café) todos contribuíram para o debate com os seus 500 escudos, tendo-se concluído frequente e liminarmente que a liberdade de expressão acaba onde começa a sátira. E que a sátira, por sua vez, também acaba onde começa a sátira. Porque é sátira. Se a sátira não satirizasse podia satirizar. Mas satiriza. Temos pena. Assim não pode ser.

Serão nossos convidados especiais o historiador e ex-deputado no Parlamento Europeu Rui Tavares e a jornalista e blogger Fernanda Câncio. Ambos têm dedicado muita atenção à problemática dos direitos, liberdades e garantias, quer através da sua profissão quer como ativistas.

A tertúlia terá lugar no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, pelas 16h00, no Vox Café n'A Voz do Operário (Lisboa).

Contamos convosco!

A equipa da COMCEPT

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.