terça-feira, 27 de janeiro de 2015

AJUDEMOS A CASA DAS CIÊNCIAS

Texto primeiramente publicado na imprensa regional.



A Casa das Ciências, o Portal Gulbenkian para Professores, foi criada em 2008 e apresentada no ano de 2009, mas é um projeto ainda assim desconhecido por muitos professores de ciências, o seu público-alvo. O seu acesso é gratuito e só requisita um registo. Este é um projeto muito interessante e que surgiu dentro da lógica de apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) à educação em Portugal, tanto na elaboração de conteúdos como no apoio a docentes.

A Casa das Ciências é um espaço virtual, um repositório de recursos educativos digitais (vídeos, animações, simuladores, apresentações, guiões, etc.) com uma característica única em Portugal: os recursos publicados passaram por uma revisão por pares, tanto na sua componente científica como pedagógica.

A Casa das Ciências tem três vertentes, representadas no Portal em três secções diferentes: Materiais, Banco de Imagens e WikiCiências. Acolhe ainda a publicação da Revista de Ciência Elementar.
Na secção dos Materiais os utilizadores encontram recursos educativos digitais que podem ser usados pelos professores de ciência. É objetivo primordial do Portal oferecer aos professores das diferentes áreas científicas, desde o ensino básico até aos primeiros anos do ensino superior, ferramentas digitais de qualidade e em português. Nesse sentido, todos os materiais submetidos pelos utilizadores passam por um processo de avaliação por pares, tanto a nível científico como pedagógico, como já se disse, mas convém sublinhar.

No Banco de Imagens é possível a qualquer utilizador submeter imagens que pense serem relevantes para o ensino das ciências e que passam depois por uma revisão editorial feita por um cientista da área em questão. Depois de publicadas, as imagens ficam disponíveis para download com uma licença Creative Commons (uso com atribuição da autoria). Quanto à WikiCiências, esta pretende ser uma enciclopédia online de referência para a consulta de termos relacionados com a ciência, em português e, claro, com validação por especialistas de cada uma das áreas científicas representadas.

A Revista de Ciência Elementar, já com cinco número editados, inclui artigos de cariz enciclopédico, mas também notícias e artigos de opinião.

Reforço, uma vez mais, o caráter gratuito de todas as valências da Casa das Ciências!

Desde a sua criação já foi visitada mais de 2,5 milhões de vezes. Possui 15 mil utilizadores registados, sendo maioritariamente utilizada por professores de ciências.

Até 2014, este projecto foi exclusivamente financiado pela FCG. Mas agora, este excelente projecto, único em Portugal, está num impasse, uma vez que o apoio da FCG cessou. Assim, os promotores deste projecto estão actualmente à procura de meios de financiamento alternativo para que a Casa não feche. Decorre neste momento uma campanha de crowdfunding que visa suportar financeiramente a Casa das Ciências nesta fase de transição. Agradece-se a todos a melhor e possível contribuição para não deixar morrer esta Casa.

A coordenação deste projecto é feita a partir da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto pelos professores Maria João Ramos, Alexandre Magalhães e Pedro Alexandrino Fernandes.

António Piedade

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.