sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

SETE LIVROS RECENTES DE CIÊNCIA

Leio muitos livros mas os meus preferidos continuam a ser os ensaios sobre ciência. Eis a minha selecção dos melhores publicados recentemente entre nós, incluindo um juvenil (a ordem é, como de costume, alfabética pelo apelido de autor).


 - Jorge Buescu, "Primos Gémeos, Triângulos Curvos e outras histórias de Matemática". Lisboa: Gradiva, 2014

 Este é o quinto livro do autor na colecção ciência Aberta. Trata-se como os outros de uma reunião de crónicas sobre matemática que foram publicada antes na revista da Ordem dos Engenheiros ("Ingenium"). O Jorge, professor na Universidade de Lisboa, é muito bom a contar histórias, tornando a matemática mais difícil acessível a todos.

 - Fernanda Madalena Costa e Maria Estela Jardim (coordenadoras), "100 anos de fotografia científica em Portugal (1839-1939). Imagens e instrumentos", Lisboa: Edições 70, 2014.

 Muito bom contributo para a história da ciência em Portugal, este volume, necessariamente ilustrado (embora naturalmente a maior parte a preto e branco, só no fim há algumas a cores), descreve em vários textos o papel que a fotografia teve no desenvolvimento da ciência entre nós. Se a fotografia vem dos avanços da ciência e da técnica ela própria contribuiu decisivamente para a ciência e a técnica.


- Rui Costa Pinto, "Gago Coutinho. O último grande aventureiro português", Lisboa: Cronos, 2014.

 O autor de uma recente tese de doutoramento sobre Gago Coutinho, apresenta aqui uma biografia entre o popular e o erudito do famoso almirante. Gago Coutinho foi não só o herói da primeira travessia de avião do Atlântico sul, mas também um geógrafo pioneiro com expedições em vários territórios do Império português.O prefácio é do Comandante Costa Canas.


 - Steve Murrie e Matrhew Murrie, "Enquanto Dormes", Lisboa: Gradiva Junior, 2014

 Livro muito colorido e com textos curtos destinado aos mais jovens. È incrível a quantidade de coisas do domínio da ciência que acontecem enquanto dormimos...


 - António Piedade, "Íris Científica 2", Coimbra: Ed. do autor, 2014.

 Colecção de crónicas sobre ciência publicadas pelo bioquímico António Piedade, um dos nossos mais talentosos divulgadores de ciência, na imprensa regional. É preciso pedir directamente ao autor (apiedade@ci.uc.pt), pois a edição é própria e é limitada. Prosa muito sugestiva, por vezes poética como na belíssima carta a Madame Curie.

 - Sérgio Rodrigues, "Jardins de Cristais. Química e Literatura", Lisboa: Gradiva, 2014

 Um químico da Universidade de Coimbra e divulgador de ciência explora a charneira muito rica entre literatura e a ciência química. Ficamos a saber que a química, embora por vezes invisível, está por todo o lado. O prefácio é do médico João Lobo Antunes.

 - Edward O. Wilson, "Cartas a um jovem cientista", Lisboa: Clube do Autor, 2014

Wilson,, professor emérito de Harvard,  "pai da sociobiologia" e um dos nomes de maior prestígio da ciência contemporânea (autor, entre outros, de "Consiliência") escreve aqui aos jovens cientistas, explicando o que é a ciência e convidando-nos a permanecer ou a entrar nela.

1 comentário:

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.