quinta-feira, 11 de setembro de 2014

AINDA A NOMEAÇÃO DE CARLOS MOEDAS PARA COMISSÁRIO DA CIÊNCIA


Do artigo da jornalista Catarina Gomes no "Público" de hoje:

"Carlos Moedas tem uma carreira profissional marcada pela passagem pelo banco de investimentos norte-americanos Goldman Sachs e um perfil político construído no gabinete de estudos do PSD:

João Sentieiro, ex-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, olha “com grande perplexidade” para a nomeação. “Este senhor não tem qualquer aptidão para a gestão da pasta. Tem total inexperiência e ignorância no assunto. Já não estávamos bem, ficaremos pior.” Na opinião deste professor catedrático aposentado do Instituto Superior Técnico, “aumentam as perspectivas negativas para a comunidade científica europeia e portuguesa”. Carlos Moedas como comissário europeu nesta área, diz Sentieiro, representa uma visão “do papel da investigação como algo útil”, confundindo-se investigação “com desenvolvimento tecnológico”. “O risco é que a investigação não aplicável no curto prazo seja considerada inútil”. Sentieiro, que dirigiu a FCT quando Mariano Gago era ministro da Ciência e da Tecnologia, diz que “não há economia competitiva se não houver empresários para atrair os melhores, os que se doutoram. A economia depende do reconhecimento dos empresários que contratam pessoas qualificadas. Em Portugal, passámos de um país que atraía talento para outro que afugenta e até aconselha a emigrar”.

Já a actual comissária europeia desta área, que esteve em Lisboa em Abril, disse à TV Ciência existirem “enormes oportunidades e possibilidades para Portugal”. “Se olharmos para as áreas em que Portugal foi bem-sucedido no 7º Programa-Quadro Europeu, as Tecnologias de Informação e Comunicação, a Saúde e os Transportes são três das áreas em que Portugal esteve realmente bem". Também a investigação relacionada com o mar é uma área onde a comissária disse acreditar que Portugal podia assumir a liderança."

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

Muito bem!!!
Subscrevo cada palavra nomeadamente no que toca ao CV de Moedas (de tostão, passe a ironia) e às dotas palavras do Professor Sentieiro.

Sempre muito lúcidos e interessantes os vossos textos. Obrigada.

Rui Baptista disse...

Não seria uma altura óptima para nomear Carlos Moedas para director da Casa da Moeda?

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...