domingo, 17 de agosto de 2014

Sociedade Portuguesa de Matemática também contra a "avaliação" da FCT

Para quem esteja menos atento, lembro que o recente comunicado da Comissão Nacional de Matemática aqui divulgado reflecte a posição da Sociedade Portuguesa de Matemática muito crítica  à "avaliação" da FCT das unidades de investigação.

Já se sabia a posição do novo Presidente da SPM, mas agora é oficial. Aquela sociedade juntou-se às Sociedades Portuguesas de Física, de Química e de Filosofia, para já não falar de outras associações, que levantaram a voz da ciência contra o esquema a que podemos chamar "pseudo-ciência" que a FCT quer instalar entre nós. A organização de que Nuno Crato não há muito tempo foi Presidente distancia-se assim do seu anterior dirigente que, ocupando hoje um cargo ministerial, esqueceu tanto as suas origens, como os seus estandartes e os seus companheiros de jornada.

1 comentário:

  1. Professor Carlos Fíolhais, é também assim com Nuno Crato?

    "O trabalho de submissão, de lamber de botas, da parte das chamadas camadas intelectuais, tem sido duma perfeição dificilmente excedível. Digamos, para irmos até ao fim, que os mais excelsos nesse mister são frequentemente aqueles que, partidos das camadas ditas inferiores, se guindaram, umas vezes a pulso, outras em acrobacia de palhaço, a posições que deveriam utilizar para defesa dos bens espirituais e que só usam para trair os seus antigos irmãos no sofrimento."[BJC]

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.