sexta-feira, 4 de julho de 2014

COMUNIDADO DO LIVRE SOBRE O DESMANTELAMENTO DA CIÊNCIA EM PORTUGAL

Comunicado do Partido LIVRE, a propósito da avaliação das Unidades de Investigação:

Os resultados da primeira fase da avaliação das unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) são calamitosos. Depois dos cortes brutais que se verificaram no financiamento dos programas de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, bem como no concurso investigadores FCT 2013, são agora perto de metade das unidades de I&D do país que ficam privadas de um financiamento minimamente capaz de assegurar a sua continuidade. E o processo de avaliação ainda só vai na sua primeira fase, não estando assegurada melhor classificação para as unidades de I&D que transitaram para a segunda fase.

Em face dos resultados publicados, o LIVRE considera que, a pretexto de uma avaliação necessária, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) persiste no corte generalizado do financiamento da investigação científica, em todos os seus capítulos – a formação científica, o emprego científico e as instituições de acolhimento.

O resultado evidente desta machadada é a descontinuação da atividade de largas dezenas de unidades de I&D, interrompendo processos de formação e produção científica à escala nacional. Com esta política de cortes – desativando milhares de bolseiros e investigadores e desfazendo metade da rede nacional de unidades de investigação – a agência científica nacional está a fraturar a rede científica do país e a destruir o seu capital científico, forçando alguns dos melhores investigadores à emigração. Numa palavra, desmantela um património de duas décadas em grande medida erigido pela própria FCT.

O LIVRE considera que as finalidades da avaliação estão subvertidas quando o seu propósito é o de estrangular o financiamento da investigação científica. Considera ainda que o processo não foi conduzido com a seriedade exigível ao julgar o destino destas Unidades através de uma única peça, sem oportunidade de revisão após o parecer emitido pelos painéis de avaliação.

Por estas razões, o LIVRE preconiza:

1. Que as unidades de I&D anteriormente classificadas com Excelente ou Muito Bom apenas possam ser excluídas da segunda fase do corrente processo de avaliação mediante a demonstração de falta grave, como o incumprimento de objetivos contratados, ou outra equivalente.

2. Que as unidades de I&D que obtenham a classificação de Bom sejam financiadas de forma a garantir a continuidade do seu funcionamento.

3. Que sejam celeremente ativados procedimentos de recurso onde não tenham parte os painéis responsáveis pelas avaliações agora publicitadas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Isto é uma questão Europeia, transnacional, resumindo-se a uma questão de Poder e Controlo. Porque acham que o Reino Unido votou forte na independência (UKIP)?

Comissão Europeia quer saber opinião de europeus sobre nova forma de fazer investigação
http://www.ionline.pt/artigos/mundo/comissao-europeia-quer-saber-opiniao-europeus-sobre-nova-forma-fazer-investigacao

augusto kuettner de magalhaes disse...

Mas se a Comissão Europeia quisesse alguma "coisa" de jeito para a Europa TODA, fariia uma aposta forte na I&D, em Portugal, como parte da Eurropa.

Na Ciência em Portugal como necessidade absoluta, até com este Mar todo a explorar em todos os sentidos.

Este Governo é muito mau, mas não se vislumbram melhorias, dado que em demasiadas areas se quer demasiado.

Tambem nao vamos querer manter escolas com menos de 17 crianças, ou Tribunais sem Julgamentos, oui Maternidades sem nascimentos.....................

Todos a entedermo-nos seria melhir e sem uns jovens nas governaçoes que acham sabr tudo de tudo......

Luis Alcacer disse...

A FCT adoptou critérios de avaliação que para além de serem inaceitáveis, foram alterados depois de terem sido submetidas as candidaturas e mesmo assim são violados em muitos aspectos. Os painéis não têm peritos em áreas de grande importância tecnológica relevantes para a economia nacional, como por exemplo, telecomunicações. O Instituto de Telecomunicações, (IT), uma associação de 7 universidades nacionais, e ainda a Portugal Telecom Inovação e a Nokia Siemens Networks S.A., que tinha em Dezembro de 2013 um total de 732 pessoas, entre os quais 271 investigadores doutorados e 297 estudantes de doutoramento e um income operacional de 6,8 milhões de euros, é uma das vítimas desta avalição, com classificação "good" e um financiamento da FCT de 40 mil euros. Os relatórios anuais são do domínio público em http://www.it.pt/an_reports_p.asp, e toda a informação relativa à missão, projectos, CVs dos investigadores, etc. está acessível em http://www.it.pt . Desde o seu início, há mais de 20 anos, tem sido avaliado presencialmente por peritos da área das telecomunicações tendo sempre tido a classificação de "excelente".
A 1ª fase da avaliação agora promovida pela FCT baseou-se num relatório submetido pelos centros e institutos, muitos deles envolvendo centenas de investigadores. Houve avaliadores que confessaram não ter conseguido analisar os conjuntos de CVs de certas instituições. Há em muitos casos grande disparidade nas notas atribuídas pelos avaliadores: casos em que um avaliador dá 19/20, outro 12/20; casos com notas de 8/20 em centros que nas últimas décadas foram classificados de excelentes. Os relatórios finais (de concenso) não reflectem o conteúdo dos relatórios individuais.

Anónimo disse...

O que interessa é o Racionamento, retorno a um Neomedievalismo, corta-se na inteligência das pessoas (que gata muito carbono para as taxas disponíveis) e investe-se desesperadamente nas tecnologias 'smart' de controlo e vigilância que papam electricidade como o caraças. É só disso que se trata para quem deseja vê-lo, trata-se de uma corrida para instalar a Governança Global através de tratados secretos e com muita diversão da população.
Secret Global Governance Treaty Set For Paris
www.youtube.com/watch?v=Rj4jKVdEzeE#t=27m27s

Anónimo disse...

Que é concenso?

Luis Alcacer disse...

"consenso". Peço desculpa.

Augusto Küttner de Magalhaes disse...

Há conteúdos mais importantes do que aqui e agora, anonimamente estar a ver ortografia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Augusto Küttner de Magalhaes disse...

Deu para perceber que foi um lapso.

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...