segunda-feira, 2 de junho de 2014

Exposição de Ciência Polar no Dolce Vita Coimbra


Informação sobre Exposição de Ciência Polar no Dolce Vita Coimbra, com apresentação que farei do livro do nosso explorador polar José Xavier::
 
De 7 a 15 de Junho o Dolce Vita Coimbra vai dar uma oportunidade única aos seus visitantes de conhecerem um pouco mais sobre a investigação que está a ser levada a cabo por cientistas portugueses no Ártico e na Antártida. Uma exposição fotográfica, a apresentação de um livro e várias palestras de divulgação científica são os principais destaques desta iniciativa.

 No piso 0 do Centro Comercial vai estar patente uma exposição, composta por fotografias que vão “transportar” os visitantes até às regiões polares para conhecerem o azul dos icebergues, o branco da neve e a beleza rara dos animais que lá vivem. A mostra pretende sensibilizar a comunidade para o trabalho científico desenvolvido nestas regiões por equipas multidisciplinares que integram especialistas de vários países, incluindo mais de 50 cientistas originários de institutos e universidades portuguesas. Questões como o efeito das alterações climáticas nos ecossistemas polares, quanto é o degelo e os seus efeitos nas correntes oceânicas ou as modificações na camada de ozono e as suas consequências são pontos sobre os quais incide a investigação em ciência polar. 

A exposição é coordenada pelo Instituto de Educação e Cidadania e teve o apoio e chancela do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra, Ciência Viva, projeto Educação PROPOLAR, projeto profissão: cientista polar, Associação de Jovens Cientistas Polares (APECS Portugal), Educadores Polar Internacionais (PEI), Instituto de Geografia e do Ordenamento do Território e Centro de estudos geográficos da Universidade Lisboa, programa Polar Português PROPOLAR, gabinete polar da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Comité Cientifico de Investigação Antártica (SCAR).

 No dia 7 de Junho, pelas 18h, tem lugar a apresentação do livro “Experiência Antártica”, de José Xavier. A obra será apresentada pelo autor e por Carlos Fiolhais, professor catedrático de Física e director da Colecção Ciência Aberta da Gradiva. O livro relata a experiência de José Xavier, cientista polar da Universidade de Coimbra e do Instituto British Antarctic Survey (Reino Unido), que passou nove meses seguidos nos gelos da Antártida, na sua 6 expedição aquela região onde primeiro a bordo de um navio científico e depois numa base de investigação. O livro partilha a aventura que é a experiência da descoberta científica na região Antárctica e a vida longe da civilização. 

Nos dias 7, 8, 14 e 15 de Junho, pelas 17h, decorrerão as palestras “Porque é que os ursos polares não comem pinguins?”, com a presença dos cientistas polares José Xavier e José Seco, da Universidade de Coimbra. Ciência Polar no Dolce Vita Coimbra 


Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...