segunda-feira, 30 de junho de 2014

A FCT ENSANDECEU

A FCT já não regulava bem. Tinha acabado com a história da ciência. Agora ensandeceu. Quer acabar com a ciência em Portugal. Quer acabar, por exemplo, com a Física no Minho, no Porto e em Coimbra. A mim, que apesar de saber pouco sei mais de Física que a FCT (que  não sabe coisa nenhuma de nada),  parece-me antes que temos de acabar não com a FCT mas com esta FCT. O ministro da Ciência, Nuno Crato, demitiu-se há muito de o ser e agora, quando vê os "coveiros da ciência", parece não querer fazer mais do que deitar terra para cima. A  FCT e o ministro Crato estão a escrever uma página negra da ciência em Portugal, como que querendo voltar aos tempos da Inquisição. Não conseguirão, até porque em breve o seu tenebroso mandato político vai expirar.

19 comentários:

José Morgado disse...

A negrura crática que cai sobre a ciência e a investigação vai ter consequências brutais em termos de desenvolvimento científico e económico para além, evidentemente, do impacto nas carreiras pessoais assim ameaçadas de milhares de pessoas que investigam, criam conhecimento, promovem desenvolvimento e que assim, provavelmente, ou desistem ou emigram.

Anónimo disse...

A opinião contrária é que mesmo assim a FCT continua bastante branda - continuam a existir imensos institutos com pouquíssima produção científica, sem qualquer capacidade de atrair estudantes estrangeiros, e sem serem competitivos até a nível nacional. Demasiados interesses? A realidade é que não há fundos para todos, por isso mais vale haver suficientes fundos para os muito bons e para os com mais dinâmica e capacidade de trazer financiamento de fora, mesmo que não haja, ou existam muito poucos para os maus?

Anónimo disse...

Sempre existiu dentro da fct filhos e enteados e padrinhos e afilhados! Os processos de avaliação continuam ainda hoje a não serem transparentes, sobretudo para os cidadãos fora dos círculos restritos!
Também houve uma época que por tudo e por nada se criava um centro dito de "investigação" mas cuja produção cientifica era quase nula.

Outra questão que é grave, ainda comum apesar da diminuição pelas menores verbas existentes: o lançamento de projectos, cujo conhecimento final produzido não é conhecido, não é divulgado e cujos dados não ficam disponíveis, nem sequer ao público especializado!

A queda demográfica aliada à melhor racionalização dos recursos e a uma avaliação mais exigente metem a nu a existência em excesso de estructuras de ensino e investigação, paradoxal com a baixa quantidade de ciência que se faz e se poderia e deveria fazer mas em termos de cursos, universidades e centros existe excesso!

Os próximos anos serão de extinção/ fusão!

Unknown disse...

Não percebo este ataque a centros de investigação que estavam classificados como "excelente"... há aqui critérios que não estão certamente relacionados com mérito científico! E isso tem de ser atacado imediatamente. Há que contestar, pedir actas de avaliação, impugnar se for preciso...

António disse...

Só se percebe bem a atual opinião de Carlos Fiolhais depois de ler a opinião que tinha há menos de dois anos quando se referia a Nuno Crato como o salvador da educação em Portugal. Será porque o mandato está a mudar e é sempre bom estar com quem manda?
http://aventar.eu/2012/11/26/carlos-fiolhais-faz-o-panegirico-de-nuno-crato/

Anónimo disse...

Tem dúvidas António?

Anónimo disse...

E falta dizer que quem teve Bom e não passou à 2ª fase, cerca de metade dos grupos de Investigação, terá financiamentos que os obrigarão provavelmente a fechar.

Mas, maior mistério ainda: o orçamento da FCT quase não se alterou nos ultimos anos. Por onde andará? Um dia ainda havemos de saber isso.

Anónimo disse...

Talvez o financiamento esteja a ir para a Fundação Chapalimaud! Ou para o IGC do António Coutinho.

Anónimo disse...

O orçamento está disponível em detalhe... Existem muitos projectos de anos anteriores em execução, e finalmente coisas importantíssimas como programas doutorais e contractos finalmente semi-decentes de trabalho (Investigador FCT), ao invés de existirem apenas bolsas, que podem ser "baratas", mas não podem nunca ser algo a manter em grande quantidade num futuro sério. Existem também imensas oportunidades de financiamento, nacionais e através de acordos com outros países.

Anónimo disse...

Todos os relatórios detalhados foram enviados às Instituições, ou seja, pelo menos 3 opiniões altamente detalhadas de peritos internacionais diferentes, às quais as Instituições tiveram a oportunidade de responder em detalhe... A excelência passada não implica excelência actual ou futura, sobretudo num meio internacional tão competitivo...

Anónimo disse...

O sistema de bolsas temporárias que se vinha/vêm fazendo até aqui tb não é solução!
Uma pessoa tinha bolsa durante 1 ano ou 2, depois ia para doutoramento + 3 anos, e depois era jogada fora do barco e os professores tinham que ir buscar outra pessoa para continuar o trabalho, e a que já estava formada? Imigra porque como não se investe em ciência de forma a racional os recursos, mais uma vez é trabalho mal pago e precário! E vivemos disso, das borlas, das carolices, dos oportunismos, das manhas! Por isso chegamos a este estado de coisas!

Anónimo disse...

Curiosamente para uns a reunião de consenso serviu para passar um 18, um 17 e um 14 para 14. Para outros notas similares sobem para 17. Por acaso os prejudicados são aqueles que curiosamente nunca têm um projecto aprovado e os que sobem são aqueles que sempre, e repito, sempre têm projectos aprovados. Será que isto se correlaciona com os indices de citações ou publicação? Não que engraçado!! Se calhar à aqui uma oportunidade para inventar uma nova matemática. A matemática das regiões e das ligações pessoais.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 23:59. Os relatórios ditos "detalhados" de peritos ditos "internacionais" (tenho dúvidas, face ao estilo gramatical usado, assim como ao próprio conteúdo, que focava particularidades regionais que um estrangeiro não é suposto mencionar) não são actas! Penso que qualquer um concordará comigo...
Quanto à excelência passada não garantir excelência futura, é óbvio que sim, mas também não acredito que um centro de excelência tenha repentinamente deixado de produzir, ou sequer abrandado a sua produção científica, justificando por exemplo a passagem a "fair". (que acaba com o centro)
Neste concurso, já houve N fusões de centros de investigação, tanto a nível local como a nível nacional. Vai haver (mais) reestruturações? Óbvio que sim. A malta que pertencia a esses centros vai ter que procurar integrar-se em outros.

António disse...

Claro que não

Vasco Gama disse...

Curioso como o premiado divulgador científico Nuno Crato usa a fúria popular contra a "inutilidade" da ciência como uma arma contra os cientistias. Leia-se o que o seu acólito aqui escreveu: "mesmo assim a FCT continua bastante branda - continuam a existir imensos institutos com pouquíssima produção científica, sem qualquer capacidade de atrair estudantes estrangeiros, e sem serem competitivos até a nível nacional". Ou seja, se o Governo se mantiver (Carlos Fiolhais acha que vai cair nas próximas eleições mas nós não temos tantas certezas!) os cortes se irão intensificar. Estes cientistas "improdutivos" e "não competitivos" que vão "teorizar" para os países ricos! E assim perderemos os nossos melhores cérebros!!! Triste!!!

Anónimo disse...

O próximo Ministro da Educação e Ciência (depois das eleições) vai ser C. Fiolhais. Meses depois vão dizer aqui que não se nota diferença em relação a N. Crato. Vai uma aposta?

Anónimo disse...

O meu centro, que anteriormente era considerado a excelente, também passou nesta avaliação a ser apenas bom. O que me revolta contudo é saber que o financiamento da FCT previsto neste caso será no máximo de 300€ por investigador POR ANO! A FCT agora deu em distribuir esmolas pelos seus investigadores?

James Robin disse...

One of the most important features is that you are ready to mark the calendar or timeframe altogether when downloads are processed. By populating the list with desired web URLs, users can enable a one-time download at a given hour or date, just as periodically in selected days. A few post-process actions are also accessible, such as shutting down the system or ending the download at a specific hour. idm crack key
IDM serial key
IDM Crack Download


Unknown disse...


Oh my goodness! Impressive article dude! Thanks, However I am having troubles with your RSS. I don’t understand the reason why I am unable to join it. Is there anybody having the same RSS issues? Anyone that knows the answer will you kindly respond? Thanx!!
systemtools-hyena-crack
eset-sysrescue-live-crack
defraggler-crack
passware-password-recovery-kit-standard-crack
adobe-animate-cc-crack

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...