sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sugestões para a Feira do Livro



Este é um convite ao conhecimento. 

Nesta época de feiras do livro, a acontecerem um pouco por todo o país, não podia deixar de sugerir uma lista de livros de divulgação de ciência.

Indico-vos dez livros, por ser um número com duas mãos cheias de bons momentos de descoberta. Alguns dos livros são já clássicos da divulgação de ciência, outros primam pela sua novidade. Todos juntos permitem, na minha opinião, aceder à ciência que nos leva a compreender melhor o universo em que vivemos. Aqui estão eles por ordem alfabética do apelido do autor.

O céu nas pontas dos dedos” de Guilherme de Almeida, publicado em Fevereiro de 2013 pela Plátano Editora. Um excelente livro para quem quer começar a conhecer o céu.

O mistério do bilhete de identidade e outras histórias” de Jorge Buescu, publicado em 2001 pela Gradiva, incluído na colecção Ciência Aberta com o número 113. Livro muito interessante sobre a matemática no dia-a-dia, escrito pelo principal divulgador de matemática português.

A Física no dia-a-dia” de Rómulo de Carvalho, re-editado pela Relógio D’Água em 1995. Um dos melhores livros de divulgação de ciência, em particular da Física, dirigido a todos (o título original de 1968 era “Física para o povo”), escrito por esse grande pedagogo e divulgador científico que foi Rómulo de Carvalho, também conhecido pela poesia do seu heterónimo António Gedeão. 

Vida e Morte dos Dinossáurios” de A.M. Galopim de Carvalho e Nuno Galopim, publicado em 1991 pela Gradiva. Um excelente livro de divulgação sobre os dinossáurios para todos, escrito pelo decano da divulgação de ciência em Portugal.

A Matemática das coisas” de Nuno Crato, publicado em 2008 pela Gradiva na colecção Temas de Matemática. Um livro que nos mostra de forma muito clara a presença da matemática em muitas coisas do nosso quotidiano, do papel A4 aos atacadores de sapato, do GPS às rodas dentadas.

História da Ciência em Portugal” de Carlos Fiolhais, publicada em 2013 pela Arranha-Céus. Do actualmente mais profícuo e incontornável divulgador de ciência português, surge-nos este título único que nos fornece uma visão realista da ciência em Portugal ao longo da história. Imprescindível.

A espiral da vida” de Nick Lane, publicado em Julho de 2012 pela Gradiva com o número 194 na sua colecção Ciência Aberta. É por ventura o melhor livro e mais interessante e actual sobre a evolução da vida no nosso planeta. Brilhantemente escrito permitindo uma leitura deslumbrante.

Cosmos” de Carl Sagan, publicado entre nós pela Gradiva, primeiramente na sua colecção Ciência Aberta em 1984. É seguramente um dos incontornáveis livros de divulgação científica da história. Ao lê-lo, ficamos cientes do nosso lugar na história e no universo. O estímulo constante ao conhecimento torna-nos mais inteligentes com a leitura deste livro.

Meu dito meu escrito” de Maria de Sousa, publicado em Abril de 2014 pela Gradiva. De uma das nossas mais ilustres mulheres cientistas, um livro magnificentemente escrito sobre a ciência e os cientistas que a fazem.

 “Experiência Antárctica” de José Xavier, publicado em Março de 2014 pela Gradiva, número 207 da insubstituível colecção Ciência Aberta. Um relato apaixonante do dia-a-dia de investigação na Antártida escrito na primeira pessoa pelo nosso principal cientista Polar.

Boas leituras.


António Piedade 

1 comentário:

António Piedade disse...

Uma lista é sempre incompleta. Não posso deixar de acrescentar à que indiquei um livro que me fascinou recentemente: "O Início do Infinito" de David Deutsch, publicado pela Gradiva, colecção Ciência Aberta, nº 203. Uma obra-prima.

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...