sexta-feira, 23 de maio de 2014

PALAVRAS NO TEMPO



A Gradiva e Centro Nacional de Cultura organizam ciclo de debates de âmbito nacional sobre
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E RELIGIÃO

·         O ciclo iniciar-se-á a 23 de Maio, em Anadia, às 21h15m no Museu do Vinho da Bairrada, com o tema “Religião e Ciência”, tratado por Carlos Fiolhais e João Fernandes. A entrada é livre. Pelas 14h30m, no Cineteatro, João Paiva e Aniceto Carmo estarão com os alunos das escolas da região, falando sobre  "Educação, Ciência e Religião". 

O projecto Palavras no Tempo, que recria estilos de comunicação e diálogo talvez em desuso, num tempo carente de reflexão. O projeto tem a sua génese na obra Educação, Ciência e Religião de Alfredo Dinis e João Paiva,  editado pela Gradiva.

Serão realizadas várias conferências/debates, com o apoio das respetivas câmaras municipais e das escolas da região. Os temas terão sempre presente a religião e a cultura, com o olhar reflexivo em várias áreas, perspectivadas por crentes e não crentes. (“religião e justiça”, “religião e política”, “religião e literatura”, "religião e arte”, etc.)

No final será publicado pela Gradiva o livro Palavras no Tempo, que sintetizará o essencial das conferências/debates. O incentivo à leitura, como veículo insubstituível  de promoção cultural, será feito com a disponibilização dos livros dos conferencistas convidados ou por si recomendados, a propósito de cada tema.

 

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...