terça-feira, 20 de maio de 2014

MANDELBROT, O FRACTALISTA





















No próximo dia 22 de Maio (5ª feira), pelas 18:00h, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, terá lugar mais uma sessão do ciclo "Café, Livros e Ciência" com Ercília Sousa, do Departamento de Matemática da FCTUC, que nos vem falar de Mandelbrot, o Fractalista.

Nesta sessão, Ercília Sousa vai dar-nos a conhecer o matemático e o cidadão BENOÎT MANDELBROT (1924-2010), hoje conhecido como o criador dos fractais. Polaco, nascido em Varsóvia, no seio de uma família judaica, viveu a 2ª Grande Guerra Mundial em Paris. Formado pela Escola Politécnica e doutor em Ciências Matemáticas (Paris), foi Professor na Universidade Yale, em Nova Iorque. Os seus trabalhos mereceram-lhe numerosos prémios e medalhas.  Pertenceu à American Academy of Arts and Sciences e à National Academy of Sciences dos EUA. 

É autor de livros como "Objectos fractais", "O (Mau) Comportamento dos Mercados - Uma visão fractal do risco, da ruína e do rendimento", (este em co-autoria com Richard Hudson). Recentemente, foi publicada a autobiografia "The Fractalist: memoir of a Scientific Maverick"
.
Público-Alvo: Público em Geral
Entrada Livre
Local: RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.