quinta-feira, 15 de maio de 2014

Investigação científica em... parapsicologia

Ainda não refeita da notícia da conferência que a senhora-que-fala-com-Jesus-Cristo proferirá hoje na Assembleia da República Portuguesa, abro a minha caixa de correio institucional - que é de uma universidade - e vejo o anúncio de bolsas de investigação científica para 2014/2015 proporcionadas por uma fundação ligada à indústria farmacêutica.

O anúncio é normal, o regulamento comum, e até se faz a exigência de redacção em inglês... Apenas uma coisa destoa (quer dizer, parece-me destoar, sei lá as voltas epistemológicas que as coisas dão sem eu dar conta...): a investigação científica digna de subsídio é em... parapsicologia!

Maria Helena Damião

3 comentários:

  1. Faz todo o sentido, sim senhor! Com tanto dinheiro para deitar fora, não há nada melhor do que investir em qualquer irracionalidade. Um dia destes, ainda vamos ter bolsas de doutoramento em taralogia, ou feng shui, e um departamento de homeopatia nas faculdades de medicina. Pura insanidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro António Gonçalves
    Talvez já exista isso tudo. Em 2008 dei conta de um doutoramento na prestigiada Sorbonne em astrologia ( http://dererummundi.blogspot.pt/2008/05/doutoramento-em-qu.html ). Em seis anos a evolução deve ter sido grande.
    Cumprimentos,
    MHD

    ResponderEliminar
  3. Epistemologia sob perspetiva metafísica segundo a disciplina de outra(s) universidade então seria possível; certamente a especialidade deste tema.

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.