quinta-feira, 3 de abril de 2014

DIA NOBEL: QUATRO LAUREADOS NOBEL AMANHÂ EM COIMBRA

Em Coimbra é amanhã Dia Nobel. Trancrevo notícia do Campeão das Províncias.

"O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura, sexta-feira (dia 04), com a presença de quatro laureados com o prémio Nobel, o primeiro Centro Nacional de Ensaios Clínicos do Serviço Nacional de Saúde, que vai fazer testes, maioritariamente, em pessoas saudáveis.

A fase 1 dos ensaios clínicos assinala a experimentação de fármacos em seres humanos, pela primeira vez, focando-se, principalmente, na segurança e tolerância ao medicamento, sendo estudadas as implicações em termos de segurança de determinadas moléculas para desenvolvimentos futuros.

O investimento em infraestruturas é inferior a 100 000 mil euros e todo apoiado por mecenas, com o presidente do Conselho de Administração do CHUC a assinalar que o Centro Nacional de Ensaios Clínicos “é muito importante porque coloca o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o país na vanguarda da inovação e da investigação sob ensaios clínicos, dispositivos médicos e tecnologias inovadoras”. Permitirá também, de acordo com Martins Nunes, às empresas portuguesas que habitualmente faziam estes estudos no estrangeiro, que agora os possam fazer em Portugal, assim como às empresas estrangeiras, que recorriam a outros países para estes ensaios, poderem, agora, fazê-lo no nosso país. “Em terceiro lugar, na cadeia do desenvolvimento da inovação, permite-se que os doentes tenham acesso mais precocemente a medicamentos e a equipamentos inovadores”, refere o responsável pelo CHUC. 

A inauguração do centro de ensaios clínicos, pelas 12h40, no Hospital dos Covões, contará com a presença do ministro da Saúde, e ocorrerá no contexto da realização de um evento científico, a partir das 08h30, no auditórios dos Hospitais da Universidade de Coimbra, com a participação de quatro laureados Nobel da Medicina e da Química e, ainda, investigadores nacionais, no âmbito do Nobel Day.

Os laureados são Bruce Beutler, Nobel em Medicina que desenvolverá uma conferência sobre o tema “Mutagénese aleatória para descobrir a função dos genes”; Tim Hunt, Nobel em Medicina, que produzirá uma conferência sobre “Como ganhar um Prémio Nobel: o controlo da divisão celular”; Jean-Marie Lehn, Nobel de Química, com o tema “Da matéria à vida: Química? Química!”; e Aaron Ciechanover, Nobel de Química, que falará sobre “A Revolução da Medicina Personalizada: Será que vamos curar todas as doenças? E a que preço?”.

A iniciativa contam, igualmente, com a presença de Leonor Parreira, secretária de Estado da Ciência, assim como de João Almeida Lopes, da APIFARMA, e de Hélder Mota Filipe, a do INFARMED."

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...