sexta-feira, 28 de março de 2014

Um país de navegadores?


Com a devida vénia, destaco a opinião de João Pereira Coutinho no "Correio da Manhã" de hoje sobre a restrição ao uso de algumas partes da Internet na escola. Concordo com os que têm afirmado que o Ministério da Educação devia afirmar claramente que a Internet não pode ser usada indiscriminadamente na escola: por exemplo, os telemóveis deviam ficar à porta da sala de aula. Não é uma questão técnica de sobrecarga de rede, mas uma questão pedagógica, de sobrecarga de cabeças.

Navegadores
João Pereira Coutinho

Qualquer professor conhece a tortura: durante as aulas, enquanto o docente disserta, o aluno navega. Com o computador, o tablet, o telemóvel - as opções são infinitas. A paciência do professor não é. Por isso merece aplauso a intenção de Nuno Crato de limitar o uso da internet na escola.

Porque existe sobrecarga na rede ? Admito. Mas o Ministério devia ir mais longe e afirmar, sem medo, que se os discentes querem brincar no Facebook, podem fazê-lo em casa. Ou no recreio. Mas a custo próprio.

Quanto às acusações de 'censura digitai; elas fazem tanto sentido como acusar um professor de ' censura oral' por proibir o falatório entre a turma: se uma disciplina de informática precisa de usar a internet, isso não autoriza o alargamento do método às restantes disciplinas. Se assim fosse, nada impediria que, depois da ginástica, o aluno não continuasse aos saltos em plena aula de matemática.  

Correio da Manhã 2014.03.27

1 comentário:

Fernão Mendes Piinto disse...

Éramos grandes navegadores, lá isso éramos, mas ainda somos bons em terra.

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...